Conpresp estabelece novas regras para construção no Ipiranga

O Conpresp aprovou em sua última reunião, ocorrida dia 26, a regulamentação para futuras construções na região do entorno do Parque da Independência, no Ipiranga. A exemplo do ocorrido nas imediações do Parque da Aclimação, foram fixadas alturas máximas de 10, 13, 16 e 25 metros para construções, de acordo com a localização.

A medida pretende evitar a descaracterização da região histórica - que já possui o próprio Parque da Independência, a Capela do Bom Jesus do Horto e outros imóveis históricos tombados.

Para a aplicação das novas regras ficam responsáveis a Secretaria Municipal das Subprefeituras, a Subprefeitura do Ipiranga, a Secretaria da Habitação e Desenvolvimento Urbano e os órgãos da Secretaria Municipal de Cultura, DPH - Departamento do Patrimônio Histórico e o Conpresp.

Ainda nessa reunião, foi dado parecer favorável à abertura de processo de tombamento dos imóveis localizados na Rua Borges de Figueiredo, 680 a 828 - antiga instalação das Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo e 251 a 367 - da também antiga fábrica da Antártica, ambos na Mooca.