Conpresp aprova primeiro registro de bem imaterial

Em dezembro do ano passado, em reunião ordinária, o Conpresp aprovou o registro como bem imaterial da Casa Godinho, empório de 'secos e molhados' mais antigo da cidade ainda em funcionamento


(Ambiente interno da Casa Godinho)

Em reunião ordinária realizada em 18 de dezembro de 2012, o Conpresp aprovou o primeiro registro de um bem imaterial de sua história: a Casa Godinho. 

Entre os itens considerados para a aprovação unânime deste registro estão as características únicas deste estabelecimento comercial tradicional do centro da cidade. Trata-se de um dos raros remanescentes de um modelo de comércio que predominou em São Paulo entre o final do século XIX e meados do século XX, especializado na venda de "secos e molhados". Além disso, até os dias de hoje, a Casa Godinho mantém o sistema de atendimento ao cliente no balcão, direto e pessoal, o que contribui para que ainda faça parte do cotidiano de compras de várias gerações de paulistanos, sendo, portanto, uma referência na memória afetiva dos moradores de São Paulo e uma notável referência espacial no centro da cidade. 

A Casa Godinho é um dos estabelecimentos comerciais mais antigos da cidade ainda em funcionamento, com 124 anos de existência. Instalado na Rua Libero Badaró desde 1924, a princípio como filial –a matriz foi inaugurada em 1888 na Praça da Sé–, faz parte da memória de várias gerações de paulistanos. A mercearia é referência espacial, histórica e cultural da São Paulo que viu, ao longo do século XX, inúmeros estabelecimentos comerciais de relativa fama e respeito fechar suas portas.

Os elementos internos da Casa Godinho, entre eles, balcões, prateleiras e ornamentos dos forros, estão em processo de tombamento pelo Conpresp desde 2009.