ACERVOS

Interior Biblioteca Viriato Corrêa
Fonte: Facebook da Biblioteca

acervo

Acervo Literatura Fantástica

Em um sentido amplo, a noção de literatura fantástica remete a todas aquelas obras literárias que, pelo tema, a atmosfera, a situação, as personagens ou a linguagem, introduzem o leitor em um mundo diferente ao da percepção habitual. Noutras palavras, esta modalidade narrativa questiona o empírico e o conhecido com o propósito de desestabilizar os modos convencionais de pensar o mundo. Nesse sentido, o leque de temas mais explorado por esta forma literária remete ao mundo tenebroso e inferior, à vida dos mortos, ao sujeito dividido e alienado pela loucura ou as drogas, às relações ambíguas do espírito e a matéria, aos excessos do desejo amoroso, à experiência do nada como possibilidade de captar vazios na realidade, aos deslocamentos temporais e espaciais que alteram os critérios cronológicos e topográficos estabelecidos.
 
A definição de um conceito dinâmico e não homogêneo de literatura fantástica visou configurar um acervo bibliográfico amplo que permitirá atingir um público diversificado, segundo interesses variados e diferentes faixas etárias.
 
Critérios utilizados para a aquisição do acervo
São aproximadamente 3 mil livros, incluindo juvenil, infantil e quadrinhos (álbuns), e mais de 2 mil gibis
. Este total inclui obras pré-existentes no acervo da biblioteca, juntamente com a lista definida pela curadora Ana Cecília Olmos, com títulos representativos da literatura fantástica em diversas línguas que foram traduzidos ao português. Para tanto, foram considerados os seguintes critérios:  

  • Textos literários representativos do fantástico num sentido restrito nas literaturas européias, norte-americana e latino-americana (brasileira e em língua espanhola) do século XIX .
  • Textos literários representativos do fantástico num sentido ampliado nas literaturas européias, norte-americana e latino-americana (brasileira e em língua espanhola) do século XX ao presente.
  • Textos literários que expandem a noção do fantástico: a gothic novel, a ficção científica e o realismo mágico.
  • Textos teóricos em torno ao gênero fantástico dos séculos XIX e XX.

 


Acervo Geral

A Biblioteca Viriato Corrêa, inaugurada em 1952, conta com um acervo de aproximadamente 66 mil exemplares que é constituído por livros de literatura e informação, revistas, multimídia, etc.

Todo o acervo de livros já pode ser encontrado no catálogo online do Sistema Municipal de Bibliotecas. Informe-se sobre outros títulos existentes, pessoalmente ou por telefone.

A maior parte das obras pode ser emprestada ao usuário matriculado na biblioteca; veja aqui como se inscrever.


Atenção: A biblioteca também possui scanners acessíveis, doados pela Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, que reproduzem em áudio o texto escrito, tornam acessível quase todo o acervo das bibliotecas. Por meio de um computador, um scanner e um fone de ouvidos, a pessoa cega ou com baixa visão pode, de maneira autônoma e independente, digitalizar e ouvir o livro, por meio de voz sintetizada. Pode também gravar o resultado da leitura e levar para casa.   Desta forma, a pessoa com deficiência visual pode consultar não apenas os livros em Braille, mas também livros e revistas impressos e demais itens disponíveis.  A implantação de scanners acessíveis é uma das ações previstas no Plano Municipal São Paulo Mais Inclusiva, voltado para promover a equiparação de oportunidades no acesso à informação, à mobilidade e à participação de todas as pessoas na vida da cidade.

Gestão e dados estatísticos
Para mais informações de gestão e de dados estatísticos desta biblioteca e outras unidades da Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas, e em conformidade com a Lei de Acesso à Informação 12.527 de 18/11/2011, acesse Biblioteca em Números.


logo SMB

Viriato Correa