BAIRRO DE VILA MARIANA

bairroA origem deste nome possui duas versões: a primeira, que surgira a partir da junção de Maria e Anna, feita pelo coronel da guarda nacional, Carlos Eduardo de Paula Petit. Já a segunda afirma que Kuhlman, engenheiro responsável pela construção da estrada de uma estrada de ferro no local, dera o nome de sua esposa Mariana Mato Grosso.

Em 1782, o governador Francisco da Cunha Menezes concedeu uma sesmaria a Lázaro Rodrigues Piques, situada entre o ribeirão Ipiranga e a Estrada do Cursino, abrangendo o futuro bairro.

Entre 1883 e 1886 foi construída a estrada de ferro até Santo Amaro, partindo da Liberdade; seu construtor foi o engenheiro Alberto Kuhlman e sua empresa se chamava Cia. Carris de Ferro. Essa linha, inaugurada em 1886, foi colocada sobre o antigo Caminho do Carro para Santo Amaro, no trecho então conhecido como Estrada do Fagundes e com isso ocorreu o fracionamento das chácaras existentes na região.

Em 1887 começou a funcionar no bairro o Matadouro Municipal, ajudando no povoamento de toda a região. O local é atualmente a Cinemateca Brasileira. Em 1928, iniciou-se a construção do Instituto Biológico, concluída em 1945. Um de seus principais objetivos foi o controle de uma praga que infestava os cafezais.

Hoje em dia, a Vila Mariana é uma região nobre da cidade de São Paulo, possui uma alta renda média e diversos espaços dedicados à cultura, esportes, pesquisa e saúde, como a Unifesp, o Museu Lasar Segall, o Parque do Ibirapuera, dentre outros.

O bairro de Vila Mariana possui três bibliotecas municipais, a Biblioteca Chácara do Castelo, a Biblioteca Viriato Corrêa e o Espaço de Leitura Zalina Rolim.

O Bairo da Vila MarianaO Bairro de Vila MarianaMonografias de História dos Bairros de São Paulo - Arquivo Histórico Municipal -- Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo.

 

 

 

 

 

 

logo SMB

Viriato Correa