MCI 2015 - Mostra Internacional de Cinema Independente

De 10 a 30 de setembro 2015 participe da Mostra Internacional de Cinema Independente. Sala com 101 lugares equipada com projeção eletrônica e som 5.1

Party girl

A Prefeitura de São Paulo, Centro Cultural São Paulo, Galeria Olido e Bibliotecas Municipais trazem para a cidade a terceira edição da Mostra Internacional de Cinema Independente dentro do MCI 2015, exibindo um panorama de uma nova geração de cineastas e de uma nova safra de produções independentes do mundo inteiro. Produzindo com pouco dinheiro, com novas opções de financiamento, como o financiamento coletivo; novas estratégias de exibição e distribuição, quebrando as regras do antigo sistema das indústrias que a um tempo vem fazendo a transição para uma nova realidade de produção, distribuição e exibição; e se valendo de uma nova tecnologia, mais acessível; os filmes selecionados oferecem um breve e importante panorama de um micro-cinema produzido no mundo inteiro inéditos ou exibidos apenas em festivais. Filmes pequenos, porém relevantes que estão à margem do mercado comercial.
Em especial, nesta edição, os filmes independentes americanos e europeus mais comentados do último ano, um foco especial latino com os melhores filmes independentes exibidos no Bafici 2015, uma seleção fina dos menores e melhores filmes paulistas do ano e uma pequena retrospectiva do cineasta português Pedro Costa. No dia 27 o CCSP exibe a trilogia sobre Fontainhas - Ossos, No quarto de Vanda e Juventude em marcha -  a partir das 14 horas. Também será exibido Cavalo Dinheiro, último filme do diretor português que não entrou em cartaz no Brasil. Como atividades, Sessões ao Ar Livre no Jardim do Centro Cultural São Paulo e no Mirante Nove de Julho; e no dia 17 às 20 horas a produtora Diana Almeida e o diretor Daniel Ribeiro, do filme Hoje Eu Quero Voltar Sozinho, estarão no CCSP para uma conversa sobre circulação e estratégias de divulgação.
Na Biblioteca Viriato Corrêa:

ABC da greve
Brasil, 1979/90, 85 min, DVD
Direção: Leon Hirszman.
Cobrindo os acontecimentos na região do grande ABC paulista em 1979, o filme acompanha a trajetória do movimento de 150 mil metalúrgicos em luta por melhores salários e condições de vida. Sem obter suas reivindicações, decidem-se pela greve, afrontando patrões e o governo militar. Este responde com uma intervenção no sindicato da categoria. O movimento sindical brasileiro nunca mais seria o mesmo. Livre.
Dia 5 de setembro às 16h

Um jovem poeta

Un jeune poète, França, 2014, 71 min, legendado, DVD
Direção: Damien Manivel. Elenco: Rémi Taffanel, Léonore Fernandes, Enzo Vassallo
Recém saído da adolescência, Rémi sonha em se tornar um grande poeta. Ele decide buscar inspiração na cidade de Sète, e já tem tudo preparado - papel e caneta na mão. Mas com tantos lugares para conhecer, ele não sabe por onde começar.
Dia 12 de setembro às 16h

Uma notícia inesperada

Obvius Child, EUA, 2015, 90 min, legendado, DVD
Direção: Gillian Robespierre. Elenco: Jenny Slate, Jake Lacy, Gaby Hoffmann.
Escrito e dirigido por Gillian Robespierre, essa comédia romântica financiada pelo kickstarter foi uma das grandes surpresas de 2014. Donna Stern é uma comediante de pouco sucesso. Após ser abandonada pelo namorado e despedida no emprego, ela passa a noite com Max, um estranho que conhece no bar. O resultado desse encontro é a gravidez inesperada.
Dia 19 de setembro às 16h

Party Girl

Idem, França, 2014, 96 min, legendado, DVD
Direção: Marie Amachoukeli, Claire Burger e Samuel Theis. Elenco: Angélique Litzenburger, Joseph Bour, Mario Theis.
Angélique tem 60 anos e é hostess em uma boate. Funcionária mais velha da casa, ela não abre mão de nada por conta da idade avançada e continua sedutora e festeira como sempre foi. Por impulso, ela aceita se casar com um de seu velhos clientes, Michel, e sua vida toma novos rumos. Vencedor da Camera D'Or em Cannes.
Dia 26 de setembro às 16h


Viriato Correa

logo SMB