Pátios de Compostagem recebem mais de 200 toneladas de resíduos por mês

Iniciativa diminui o custo de operação de jardinagem e contribui com a redução de resíduos enviados aos aterros sanitários

Os Pátios de Compostagem são responsáveis por retirar as frutas, verduras e legumes que compõem as sobras de feiras livres e os restos de podas de árvores da destinação comum para o aterro sanitário. O programa Feiras e Jardins Sustentáveis, criado há três anos, têm como meta oferecer tratamento ambientalmente adequado e, a partir destes resíduos, desenvolver compostos de qualidade.

As 5 unidades dos pátios distribuídos pela cidade de São Paulo, localizados nos bairros Lapa, São Mateus, Mooca, Sé e Ermelino Matarazzo, atendem 146 das 883 feiras livres cadastradas na Prefeitura de São Paulo, com uma atuação responsável pelo recebimento de cerca de 270 toneladas de resíduos por mês.

O projeto foi desenvolvido para cumprir a Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída por meio da Lei nº 12.305/10, que determina a redução da quantidade de resíduos destinados aos aterros sanitários, possibilitando a diminuição das emissões de dióxido de carbono no meio ambiente.

Desde o início do projeto, em dezembro/2015, São Paulo deixou de enviar para os aterros sanitários cerca de 3.900 toneladas de resíduos orgânicos. “A iniciativa da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb) é mais um passo para o cumprimento das metas do Programa Nacional de Resíduos Sólidos. Com os novos contratos de limpeza urbana estabelecidos pela Prefeitura, um dos objetivos é que as empresas invistam em novos pátios para ampliar a atividade na cidade”, destaca Adler Antunes, Gerente de Gestão de Serviços da Amlurb.

A operação acontece a partir da combinação dos resíduos orgânicos (frutas, legumes e verduras), separados e dispostos em esteiras estruturadas para aeração natural. Em um processo de decomposição biológica aeróbica (quando a decomposição do lixo é feita com a ajuda de oxigênio e temperatura acima de 65°C) e acelerada, os resíduos são submetidos a um tratamento ambientalmente adequado, que não polui e não gera gases malcheirosos e outros inconvenientes ambientais, sociais e sanitários.

O processo de compostagem contribui efetivamente com a redução do custo da manutenção de praças e jardins ao gerar adubo, além de diminuir a quantidade de resíduos encaminhados aos aterros sanitários e, consequentemente, minimizar o deslocamento de caminhões nas etapas de coleta e encaminhamento à área de transbordo e aterro.