Com novos contratos de varrição, município ganha em economia e eficiência no serviço

Além de economia total de 553,2 milhões ao longo de 3 anos de contrato, cidade passa a ser atendida por 6 empresas

Os serviços de limpeza e conservação são também gerenciados pela Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb). A atividade envolve ainda capina e roçado de sarjeta, limpeza de bueiros e pintura de guias e postes.

No início de março deste ano, o processo licitatório dos contratos de varrição do Município determinou seis empresas para desenvolver o serviço de varrição de ruas no município. Antes desta definição, eram investidos R$ 84 milhões por mês em serviços de varrição realizados por meio de contratos emergenciais. Com a licitação, o investimento passou para R$ 65 milhões.

Segundo a Amlurb, os novos contratos contribuem com uma economia mensal de 15,3 milhões de reais e, nos três anos de contrato, uma economia total de 553,2 milhões aos cofres públicos. Os serviços serão aperfeiçoados, já que a licitação prevê adequações nas atividades realizadas, com o objetivo de propor melhorias na execução dos serviços de limpeza urbana.

O processo licitatório foi realizado a partir da divisão da cidade em seis lotes, disponíveis para atendimento de empresas diferentes, possibilitando maior concorrência e, consequentemente, garantir o melhor preço, junto com qualidade de serviço.

Dentre as exigências do contrato, analisadas pela Comissão Especial de Licitação (CEL), aparecem itens como habilitação jurídica, regularidade fiscal e trabalhista, qualificação econômica e financeira, qualificação técnica, recursos materiais – equipamentos, equipamentos e pessoal.

Empresas vencedoras por lote:
+ Lote I – Corpus Saneamento e Obras LTDA
+ Lote II – Sustentare Saneamento S/A
+ Lote III – Consórcio Locat SP
+ Lote IV – Consórcio Limpa SP
+ Lote V – CONSÓRCIO SCK
+ Lote VI – Consórcio Ecoss Ambiental

O edital da licitação foi desenvolvido com base no acompanhamento do Tribunal de Contas do Município (TCM) sobre a execução do contrato anterior, incluindo a implantação de novas tecnologias e modelos de gestão de resíduos sólidos urbanos alinhados ao Plano de Metas da Prefeitura de São Paulo.
 

 

 

Mapa da cidade com a demarcação das áreas atendidas pelas seis empresas vencedoras do lote