Projeto “Alimentando SP” é tema de reunião entre secretarias municipais

Por Danilo Guerra

Na manhã da última quarta-feira, 16/8, membros da Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional (Cosan), órgão da Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo (SMTE), se reuniram com representantes das secretarias municipais de Saúde (SMS) e Urbanismo (SMUL) para discutir os indicadores do tema “Alimentando SP”, projeto estratégico do atual Plano de Metas da cidade que visa estabelecer políticas públicas voltadas à área de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN).

O encontro teve como objetivo integrar as informações de cada Pasta, a fim de levantar informações que possam compor o ‘Painel de SAN’, ferramenta utilizada pela SMTE no monitoramento dos índices de Segurança Alimentar e Nutricional na cidade de São Paulo. O Painel auxilia, ainda, ações de outras secretarias municipais que têm interface com o tema, como Verde e Meio Ambiente (SVMA), Saúde (SMS) e Educação (SME).

Futuramente, esses indicadores podem integrar a elaboração de programas específicos, como o de redução do desperdício de alimentos em mercados e sacolões municipais, assunto também previsto no Plano de Metas da atual gestão.

Além disso, a reunião foi considerada um marco inicial para que a Cosan passe a monitorar o resultado das ações intersecretariais que já estão em curso na cidade. O projeto “Alimentando SP” é de responsabilidade da SMTE e utiliza, além dos dados levantados por órgãos municipais, os números do Mapa de Insegurança Alimentar (Mapa InSAN) elaborado pelo Ministério de Desenvolvimento Social, do Governo Federal.

Siga a SMTE nas redes sociais