Oficinas sobre Aproveitamento de Alimentos no Mercado Paulistano

Evento aconteceu em comemoração à Semana Mundial da Alimentação

Na semana em que se comemora o Dia Mundial da Alimentação, A Supervisão Geral de Abastecimento promoveu, em parceria com o SESC Carmo, a atividade educativa “Aproveitamento Integral dos Alimentos – Mesa Brasil SESC”.


As atividades, ocorridas na sexta-feira, 17/10 e segunda-feira, 20/10, no mercado gourmet do Mercado Municipal Paulistano, foram ministradas a mais de cem pessoas, representando aproximadamente 50 entidades assistenciais cadastradas no Banco de Alimentos da prefeitura de São Paulo, que distribuem alimentos doados a pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Além de orientações sobre a importância nutricional, financeira e sustentável do aproveitamento integral dos alimentos, a chef Ana Maria D’Ângelo, do programa Mesa Brasil – SESC, ministrou uma aula show, ensinando aos participantes receitas econômicas, práticas, rápidas e saudáveis, como cuca de pão com banana, farofa com casca de banana, quiche de folhas e talos de vegetais e refrigerante de laranja caseiro.

O Centro de Convivência Infância Juventude Thomaz Gouveia Netto, na Zona Norte estava representado pela captadora de recursos, Vera Nascimento. A entidade atende 102 famílias em situação de vulnerabilidade social, dentre as quais 124 crianças.

Para a representante, as orientações são de vital importância para conscientizar as pessoas sobre a importância do aproveitamento dos alimentos, além de fixar os conceitos de sustentabilidade. “Aqui aprendemos a fazer o que considerávamos pouco render muito, de forma saudável. É disso que precisamos”, afirma Vera.

Atividades na cidade

A programação da Semana Mundial da Alimentação contemplou orientações nutricionais e atividades educativas em feiras livres, mercados e sacolões municipais, CEU’s, e ainda contou com a 1ª Feira da Agricultura Familiar, realizada no Mercado Municipal Paulistano, e o I Seminário Municipal sobre Segurança Alimentar e Nutricional, com ações propositivas para a implantação de políticas públicas voltadas ao tema.

Siga a SDTE nas redes sociais: