Mercado Paulistano comemora 81 anos

Uma grande festa acontece para celebrar o octogenário mais famoso da cidade

O mercado municipal Paulistano está em festa. No próximo dia 23 começam as celebrações dos 81 anos do local, comemorado no dia 25, mesmo dia em que a cidade completa 460 anos.
Entre os dias 23 e 26, várias atividades foram programadas para os freqüentadores: apresentações musicais, teatro, exposição, além da tradicional vitrine de cores, aromas e sabores que o espaço proporciona aos visitantes.
Para celebrar 81 anos, apresentamos como destaques Leci Brandão e Dona Inah, ícones do samba, e a Banda Demônios da Garoa, reconhecida como a “cara de São Paulo”.
A programação conta ainda com bandas de samba rock e rodas de samba e chorinho.

História
O prédio que abriga o mercado começou a ser construído em 1928 em substituição ao antigo mercado municipal que se localizava na Rua 25 de Março, com o objetivo de ser um marco da “metrópole do café”. A obra foi concluída em 1932, mas sua inauguração foi impedida pela Revolução Constitucionalista que utilizou, por um ano, o local como depósito de armas.
Em 1933 foi realizada a grande inauguração. No ano de 2004, o patrimônio passou por uma grande reforma, agregando um mezanino de dois mil metros quadrados, destinado à praça de alimentação.
O Mercado Paulistano possui cerca de 275 boxes, distribuídos em aproximadamente 40 ramos de atividade, entre frutas, grãos, temperos, embutidos, queijos, peixes, carnes, bebidas, lanchonetes e restaurantes e recebe, em média, 50 mil pessoas por semana – nos feriados ou finais de semana prolongados esse número chega a 25 mil/dia.
O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 6 às 18 horas. Aos domingos e feriados, das 6 às 16 horas.

Cronograma de atividades – aniversário do Mercado Paulistano

 

Dia 23/1 - quinta-feira
14h - Abertura da exposição “Seleção de todos os tempos”, promovida pelo Sesc

Dia 24/1 - sexta-feira
19h - Show “Téo Azevedo”
20h - Show Banda “Na Palma da Mão”
22h - Show “Leci Brandão & Banda”

Dia 25/1 - sábado
11h - Complexo Cantareira Kinjo Yamato- Teatro Companhia Estudo de Cena com o Espetáculo “Barraca de Cena”
13h - Show Banda de samba rock “Eu, Tu, Eles”
15h - Show “Demônios da Garoa”


Dia 26/1 - domingo
Banca do Choro
12h - Dona Inah e Regional
13h30 - Chorando as Pitangas