Prefeitura lança projeto Vou para Feira + Sustentável

Objetivo da iniciativa é tornar as feiras livres mais sustentáveis a partir de educação ambiental, coleta seletiva e outros serviços públicos

Por: Yolanda Frutuoso e Ligia Taddeo


Hoje, dia 10, foi lançado o projeto Vou para Feira + Sustentável, iniciativa da Secretaria Executiva de Abastecimento e Agricultura em parceria com o Instituto Terra, Meio Ambiente e Inclusão Social – IT+. Com o apoio da AFSP - Associação dos Feirantes de São Paulo, as feiras livres da cidade agora contarão com pontos de coleta seletiva, ações educacionais e outros serviços públicos.

Com a presença dos atletas Serginho do Vôlei e o ex-jogador de futebol, Cafú, as primeiras feiras que receberam a iniciativa ficam na região das Subprefeituras da Lapa e Sé. Todavia, ao todo, seis feiras receberão uma tenda com múltiplas funcionalidades, sendo a principal delas o ponto de entrega voluntária de resíduos.
Claudia Regina, 32, apoiou a iniciativa. “Frequento essa feira livre quase que semanalmente. A partir de agora vou passar a descartar meus resíduos com responsabilidade nesse ponto de coleta seletiva. Sei que eles serão destinados no local correto e terá o tratamento adequado”, afirma.

Os munícipes que levarem resíduos recicláveis na tenda participarão de um clube de benefícios, recebendo pontos de acordo com o volume entregue. A pontuação será computada por meio de uma cartela e, a cada um quilo de recicláveis, ou quatro litros de óleo de cozinha usado, o munícipe poderá fazer a troca por brindes, como ecobags, vasos de fibra de coco ou bagaço da cana, mudas de tempero, composto orgânico, entre outros.

De acordo com o secretário-executivo de Abastecimento e Agricultura, as feiras livres trazem à tona costumes antigos que foram perdidos com os smartphones. “Aqui, ao ar livre, as pessoas conversam, trocam informações, procuram por uma alimentação saudável e estão preocupadas com o desenvolvimento sustentável do meio ambiente”, conclui.

Haverá ainda a presença de agentes ambientais para orientar os munícipes sobre como separar o material para entrega nos pontos e também tirar dúvidas sobre os procedimentos. Além disso, nas tendas acontecerão oficinas de reciclagem, culinária saudável, aproveitamento total de alimentos, artesanato, horta e outras.

 

FEIRAS LIVRE EM SÃO PAULO
As feiras livres como conhecemos hoje foram institucionalizadas na cidade de São Paulo em 1914, por meio de um ato do Prefeito Washington Luiz P. de Souza. A iniciativa foi o reconhecimento de algo que já ocorria informalmente na cidade.
A primeira Feira Livre oficial, realizada a título de experiência, contou com a presença de 26 feirantes e teve lugar no Largo General Osório. A segunda realizou-se no Largo do Arouche, com 116 feirantes, e a terceira foi no Largo Morais de Barros.
Atualmente são mais de 800 feiras realizadas em toda a cidade. O projeto Vou para Feira + Sustentável revitalizar o conceito das Feiras Livres na cidade, agregando os conceitos de alimentação saudável e orgânica, e aproveitar sua capilaridade para aproximar serviços públicos da população e estreitar laços de diálogo, além de ser um polo potencializador de educação ambiental e coleta seletiva.

 

Munícipe entregando os seus recicláveis 

Munícipes recebendo os brindes 

Brindes Sustentáveis: composto orgânico, sabão ecológico, ecobag, sementes de tempero e vaso de planta feito com o bagaço da cana 

Conscientização de munícipes e feirantes 

Máquina de triturar coco 

Copos e canudos de papel nas barracas de caldo de cana 

Coletores de bitucas de cigarro 

Limpeza permanente nas Feiras + Sustentáveis 

Pedro Peralta (It +), Vereadora Soninha Francine, Secretário de Abastecimento Carlos Fernandes, Deputado Federal Arnaldo Jardim, Nilton e Thaís (Niltex), Secretário de Subprefeituras Alexandre Modonezi e Leandro Casal, subprefeito da Lapa 

Oficina: Eu Reciclo! E você? - Limpa Brasil