Saúde realiza busca ativa de crianças para vacinação contra poliomielite

Nesta terça-feira (24), há ação de intensificação de cobertura vacinal no CEI Aneu Garanhani, na zona norte da capital

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promove nesta terça-feira (24) ação de intensificação de vacinação contra poliomielite para crianças, de 0 a 5 anos de idade que estejam matriculadas na rede municipal de educação infantil, e entrega de Declarações de Vacinação Atualizada (DVAs), em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (SME), no Centro de Educação Infantil (CEI) Aneu Garanhani, na zona norte da capital. A busca ativa, em prol ao Dia Mundial da Poliomielite, acontece também em toda cidade com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal do público-alvo.

O esquema vacinal contra a poliomielite é de três doses da vacina injetável (VIP), aos 2, 4 e 6 meses de vida, além de duas doses de reforço com a vacina oral poliomielite (VOP), aos 15 meses e aos 4 anos de idade. Neste ano, de janeiro a junho, a cobertura vacinal contra a pólio na cidade de São Paulo alcançou 81,57%. Ao todo, foram aplicadas 46.668 doses do imunizante.

Busca ativa

Na capital, a busca ativa de faltosos à vacinação é uma estratégia já adotada rotineiramente pelas unidades de saúde, onde é intensificada a busca de indivíduos com esquema vacinal incompleto por meio dos registros dos sistemas de informação de imunização, e disponibilizadas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para que possam programar iniciativas para identificar crianças com vacinação em atraso, em suas respectivas regiões.

Nas escolas, a entrega dos DVAs visa controlar a situação vacinal dos alunos e garantir a imunização completa das crianças, de acordo com o calendário vacinal vigente, contribuindo, assim, para a proteção necessária no ambiente escolar. No documento consta a data de retorno à UBS para cumprir o calendário vacinal estabelecido.

Imunização

A vacinação contra a poliomielite está disponível em todas as UBSs, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e nas Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas, no mesmo horário, inclusive aos sábados e feriados.

Os munícipes podem consultar a unidade mais próxima de sua residência por meio da plataforma Busca Ativa.