Secretaria Municipal da Saúde intensifica estratégias para ampliar cobertura vacinal na cidade de São Paulo

Campanhas, busca ativa e acesso às unidades de saúde estão entre as ações

A prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, mantém em pleno curso diversas estratégias com objetivo de ampliar a cobertura vacinal, principalmente em crianças e adolescentes.

Uma delas é a Campanha de Multivacinação – De Olho na Carteirinha 2023 que teve início no dia 30 de setembro e prossegue até o final deste mês, e já tem oferecido resultados positivos. Além de elevar as coberturas vacinais, a campanha tem por objetivo reduzir a disseminação de doenças imunopreveníveis e impedir a reintrodução de doenças eliminadas com a oferta de vacinas do calendário do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Do início da Campanha até o dia 16 de outubro, foram aplicadas mais de 192 mil doses de vacinas às crianças que procuraram os postos para atualização da carteirinha vacinal sendo: 27.407 menores de um ano imunizadas, um total de 54,7% e na faixa etária de 1 a 4 anos foram 32.232 crianças, com índice de imunização alcançado em 57,2%. No público de 5 a 8 anos, 22.455 atualizaram a carteirinha de vacianção, representando 49,7% deste público. E 25.822 da faixa etária de 9 a 14 anos que estiveram nos postos foram vacinados, totalizando 73,3%.

A campanha de multivacinação para crianças e adolescentes ocorre nas 470 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de segunda a sexta-feira e nas Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas, durante a semana, inclusive aos sábados e feriados. As UBSs e as AMAs/UBS integradas atendem das 7h às 19h.

Para conscientizar os cidadãos, a SMS também divulga constantemente informações oficiais relacionadas à efetividade dos imunizantes. Além disso, os agentes comunitários de saúde (ACSs) orientam os munícipes a buscarem a imunização nas UBSs e a manterem suas cadernetas atualizadas. A população pode encontrar a unidade mais próxima da sua residência pela plataforma Busca Saúde, por meio do link: http://buscasaude.prefeitura.sp.gov.br/.

DVA

A SMS intensificou as ações de atualização vacinal de estudantes do ensino infantil, fundamental e médio das escolas municipais, por meio da Declaração de Vacinação Atualizada (DVA). A DVA é um documento emitido pelas Unidades Básicas de Saúde, regulamentada desde 2021, que visa controlar a situação vacinal dos educandos, garantindo a imunização completa das crianças de acordo com o calendário de vacinação vigente, contribuindo para a proteção necessária de toda a comunidade escolar contra as doenças imunopreveníveis. Nela consta também, a data de retorno à UBS para cumprimento do calendário vacinal estabelecido.

BUSCA ATIVA DE FALTOSOS

A busca ativa de faltosos à vacinação tem sido uma das prioridades da saúde paulistana. A estratégia utilizada é a identificação de indivíduos com esquema vacinal incompleto por meio dos registros dos sistemas de informação de imunização, em que as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) acessam as crianças que estão com a vacinação em atraso, em suas respectivas regiões.

MENSAGENS COM AVISO VIA SMS

Desde agosto deste ano, o Programa Municipal de Imunizações (PMI), adotou uma ferramenta sinalizando para munícipes que possuem cadastro com número de celular no Sistema Integrado de Gestão da Assistência à Saúde (Siga-Saúde), o envio de mensagens por SMS para pessoas que estão em atraso vacinal e àquelas com agendamento de até cinco dias para a próxima vacina.

A prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está cada vez mais comprometida pela melhoria na qualidade da saúde dos moradores da cidade.