Covisa realiza primeiro dia da Oficina de Microplanejamento para Atividades de Alta Qualidade em Vacinação (AVAQ)

O Programa Municipal de Imunizações realizou curso para estimular o microplanejamento nos territórios

A Coordenadoria de Vigilância em Saúde, por meio do Programa Municipal de Imunizações (PMI/COVISA), promove a partir desta segunda-feira (18), Oficinas de Microplanejamento para as Atividades de Vacinação de Alta Qualidade, no formato de workshop presencial que ocorre até o dia 19 de setembro. O público alvo são os servidores da RAS, envolvidos na temática que discutirá estratégias para aumento da cobertura vacinal no MSP e consequentemente o controle e erradicação de doenças imunopreviníveis.

A oficina ocorreu no auditório José Ademar Dias, localizado na Secretaria Estadual de Saúde do Estado de São Paulo, com a participação de 80 servidores, representantes das Unidades de Vigilância em Saúde, Supervisões Técnicas de Saúde e Unidades Básicas de Saúde.

O evento contou com palestra da Coordenadora do Programa Municipal de Imunizações Mariana de Souza Araújo, que falou sobre a análise da situação de saúde e a organização dos dados e do enfermeiro do PMI José Elisomar S. de Santana abordou sobre o levantamento dos indicadores de vacinação e método de cálculo para coorte de não vacinados.

A oradora Maria de Fátima Soares enfermeira do PMI explicou como funciona a classificação das localidades, explanando a análise de risco de disseminação de doenças com prevenção por vacinação. Simone Guimarães Garcia interlocutora de imunização da Diretoria Regional de Vigilância em Saúde Norte, apresentou as considerações para alcançar populações vulneráveis e de difícil acesso e Vanessa Matsuda interlocutora de imunização da Diretoria Regional de Vigilância em Saúde Leste falou sobre as definições de estratégias e ações de imunização.

A Coordenadora do Programa Municipal de Imunizações Mariana explicou mais sobre a proposta do evento: “Esse é o momento para todos os atores envolvidos nas atividades de imunização na cidade de São Paulo se aprimorarem em conceitos importantes, podendo trabalhar de forma micro planejada, dentro dos seus territórios de abrangência, com as ações de vacinação”. Segundo a coordenadora, “a proposta é que o material apresentado já seja utilizado para o planejamento das ações locais durante a Campanha de Multivacinação que se inicia no dia 30 de setembro”.

A oficina continua nesta terça-feira (19), com a programação de Cálculo de necessidades de materiais, vacinas, seringas, apresentada pela enfermeira Cristina de Almeida Dias, coordenadora do Centro de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos, já o tema Comunicação e mobilização social será abordado pela médica da vigilância epidemiológica do Gabinete da COVISA, dra. Melissa Palmieri, entre outros temas.