CAXUMBA

Informações para o cidadão e profissional de saúde!

 

 

1) O que é a caxumba?
A caxumba é uma doença infecciosa aguda causada por um vírus; tem como principal característica a presença de uma parotidite (inflamação de glândulas salivares).

2) Quais são os sintomas da doença?
Os sintomas mais frequentes são: febre, dor de cabeça, dor muscular, perda de apetite, inchaço na região da parótida (atrás da orelha), em um dos lados ou nos dois lados. Os sintomas podem aparecer no período de 12 a 25 dias após o contato.

3) Quem pode contrair a doença?
Todas as pessoas em qualquer fase da vida, que não foram vacinadas, estão suscetíveis a contrair o vírus.

4) Quais as formas de contágio?
A transmissão se dá pelo contato direto com uma pessoa infectada por meio das gotículas de secreção da orofaringe.

5) Como evitar a transmissão?
Vacinação é a forma de prevenção.
A vacina tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) é dada de rotina. Todas as crianças de 12 meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias) devem tomar uma dose aos 12 meses (tríplice viral) e a segunda dose aos 15 meses (tetra viral); Pessoas de cinco a 29 anos que não foram vacinadas anteriormente devem receber duas doses da vacina tríplice viral, com o intervalo mínimo de 30 dias entre elas; Pessoas de 30 até 59 anos de idade completos em 2019 (nascidos a partir de 1960) que não foram vacinados anteriormente devem receber apenas uma dose da vacina tríplice viral;

6) Como é feito o tratamento?
Não existe tratamento específico para caxumba. O tratamento é feito com medicações para os sintomas, antiinflamatórios,hidratação e repouso.

7) Podem surgir complicações da caxumba?
Uma complicação comumente relatada em meninos na puberdade é a orquite, que é a inflamação do testículo, que quando não tratada adequadamente pode levar à impotência ou esterilidade. Ooforite e mastite nas meninas em fase pós-puberal variaram de menos de 1 a 1%. Entre todos os pacientes infectados, a ocorrência de pancreatite, meningite e encefalite foram menores que 1%.

8) Como se deve tratar da doença no ambiente escolar ou de trabalho, caso alguém apresente os sintomas?
Sabendo-se que a ocorrência de 2 casos de caxumba com vínculo, em um mesmo local e período de tempo, já é considerado como surto. É importante que se estabeleça um trabalho conjunto com as instituições de ensino, ou mesmo outras instituições, para garantir que todos os suscetíveis sejam vacinados rapidamente na ocorrência do(s) primeiro(s) caso(s). Nos locais onde foram identificados os surtos é realizada a vacinação de bloqueio com a vacina Tríplice Viral somente nos suscetíveis (aqueles que não tiveram a doença e que não tem vacinação completa para caxumba).
 

 

Procure logo atendimento médico!