OGM participa do ‘XVIII Congresso Brasileiro de Ouvidores e Ombudsman’

Evento ocorreu em Gramado, no Rio Grande do Sul

De 28 de setembro a 01 de outubro, a Ouvidoria Geral do Município de São Paulo esteve presente no XVIII Congresso Brasileiro de Ouvidores e Ombudsman, realizado na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul.

O evento, que ocorre tradicionalmente todos os anos, reúne profissionais do Brasil inteiro da área de relacionamento com o cidadão, tanto de órgãos públicos quanto privados.

Nessa edição especial o tema foi: “Vinte anos da Associação Brasileira de Ouvidores e Ombudsman: A evolução da Ouvidoria Brasileira”.

Com o objetivo de oferecer conhecimento e auxiliar na estruturação de políticas e ações para o aperfeiçoamento da ouvidoria no país, o congresso contou com painéis, que apresentaram a ouvidoria na visão dos gestores e o relacionamento desses órgãos com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) e com o Serviço de Informação ao Cidadão (SIC).

A ouvidora geral do município de São Paulo, Maria Lumena Balaben, foi palestrante do painel “Ouvidoria, SIC e SAC”. Durante sua apresentação, ela falou da estrutura do órgão na capital paulista, inserido na Controladoria Geral. “Nossa posição foi reforçada com a Portaria CGM Nº 42/2015, que estabelece de maneira transparente e criteriosa os limites e as interações das unidades de atendimento”, explicou Lumena.

Ainda segundo ela “a tônica do evento foi que o acúmulo de funções pode contribuir com o desprestígio de canais de atendimento com vocações específicas”.

Também foram realizadas seis oficinas temáticas ao longo do Congresso: “Ouvidorias Públicas”; “Ouvidoria de Concessionárias e Serviços Regulados”; “Ouvidorias Organizacionais”; “Ouvidorias do Judiciário e Ministério Público”; “Ouvidorias da Saúde” e “Ouvidorias Voluntárias e de Empresas Privadas”.