Entenda a diferença entre CET e SPTrans

Na semana para a reflexão do trânsito, a Ouvidoria Geral do Município explica quando procurar um ou outro órgão

A Semana Nacional de Trânsito foi estabelecida entre os dias 18 e 25 de setembro para que houvesse uma reflexão sobre o tema, especialmente porque as mortes decorrentes de acidentes representam uma estatística assustadora: mata muito mais que as guerras civis.

No primeiro semestre de 2006, a Ouvidoria Geral do Município de São Paulo  (OGM) recebeu 242 reclamações sobre o trânsito da cidade, que ocupa o 6º lugar no ranking dos protocolos abertos.

A OGM também analisou as demandas que chegaram nessa semana sob a ótica da proposta consagrada como reflexão e ação correspondente para melhoria das condições gerais de trânsito envolvendo motoristas, pedestres e passageiros. Um detalhe, entretanto, chamou a atenção: muitos munícipes confundem os papéis de dos dois órgãos CET e SPTrans.

Para a OGM, a informação é importante como ferramenta de cidadania, ou seja, para fazer parte de uma mobilização é necessário um conhecimento prévio das competências e atribuições dos órgãos que atuam naquela questão.

Partilhar informações é uma forma de inclusão na sociedade.

CET
A CET, Companhia de Engenharia de Tráfego, tem o intuito de promover a mobilidade com segurança no trânsito, contribuindo para a cidadania e qualidade de vida. Suas atribuições são gerenciamento, planejamento, educação, operação e fiscalização do trânsito de São Paulo. Também cabe ao órgão assegurar o cumprimento do Código Nacional de Trânsito.
Saiba mais no site da CET

SPTrans
A SPTrans exerce o gerenciamento técnico e operacional do Sistema de Transporte Urbano. Todas as linhas de ônibus são operadas por empresas privadas, sob a supervisão da SPTrans. Ela emite ordens de serviço de operação para cada linha, incluindo definição de trajetos, horários de operação e frota necessária.
Saiba mais no site da SPTrans