Ouvidoria e SPTrans estruturam Agenda Propositiva

Reunião serve para discutir possibilidades de melhorias para o setor de transportes

A Ouvidoria Geral da Cidade de São Paulo e a SPTrans (São Paulo Transporte), empresa ligada a Secretaria Municipal de Transportes, estiveram reunidas em 28 de março para a elaboração de uma Agenda Propositiva. O programa visa aproximar as equipes e discutir os problemas apresentados, no intuito de solucionar e dar maior agilidade no atendimento.

Edna Lucia Volpi e Rosali Conde representaram a Ouvidoria. Pela Secretaria e SPTrans estavam presentes os assessores do gabinete e os responsáveis pela Central de Relacionamento com o Cidadão.

O encontro ocorreu após a Ouvidoria receber no primeiro trimestre de 2007 um número três vezes maior que as queixas de todo o ano de 2006. A maioria das reclamações é referente ao Bilhete Único como a demora no envio do Bilhete Escolar, além de problemas com bloqueios indevidos e a não-liberação de cotas de metrô em bilhetes já cadastrados.

Para a SPTrans, o quadro atual é resultado da soma de diversos fatores: aumento da demanda com o período de volta às aulas, mudanças no sistema com a nova integração com trens e metrôs e ainda o atraso no envio dos formulários de bilhetes escolares por parte das escolas e faculdades.

Durante a reunião, a SPTrans informou que reformulou o sistema afim de tornar o atendimento mais ágil, criou mais postos de atendimento, como é o caso dos recém inaugurados postos na CPTM da Barra Funda e Brás. Respondendo às reivindicações dos munícipes, alguns postos foram destacados para atendimentos específicos e outros para o atendimento de estudantes inclusive aos sábados e feriados.

Agenda Propositiva
A Agenda Propositiva tem como objetivo estreitar a relação entre a Ouvidoria e os órgãos que tenham ou não demandas no atendimento, comprometendo as equipes em garantir um melhor atendimento ao cidadão. A primeira Agenda a ser estruturada foi com o Ilume, da Secretaria de Serviços, responsável pela manutenção e ampliação da rede de iluminação pública e suprimentos de materiais especiais.