Meio Ambiente

Sessões da Cúpula

Planetário Municipal do Carmo Prof. Acácio Riberi

“Planetas do Universo”: Indicado para o público a partir de 8 anos.
De acordo com pesquisas atuais, encontramos mais de 3.000 planetas girando ao redor de outras estrelas. Essas descobertas mexem com a humanidade, pois trazem à tona nossas questões mais profundas: estamos sozinhos no universo? A possibilidade de vida fora da terra, no entanto, continua sendo apenas uma hipótese – e cruzar as enormes distâncias que nos separam desses planetas é quase impraticável. Essa sessão apresenta as mais importantes descobertas na busca por planetas fora do Sistema Solar e, com isso, sensibilizar a todos, do quão única é a Terra. Nosso planeta, um cisco na imensidão do universo, ainda é o ambiente ideal para vida. Por mais que a ciência avance e descubra novos horizontes, distantes ou não tão distantes, a Terra talvez seja o nosso único habitat possível. Será uma oportunidade para conhecermos mais sobre o universo e descobrir a importância de cada um de nós, no respeito e preservação da Terra, para nossa sobrevivência atual e das futuras gerações.

 

“A janela mágica”: Indicada para crianças de 5 a 12 anos.
Em uma visita a um centro espacial, o garoto Joãozinho e seu cãozinho Thor embarcam por acidente em uma missão espacial, rumo ao Telescópio Espacial Hubble. Nesta aventura, o Astronauta Lopes ensina várias coisas sobre as estrelas, constelações e muito mais.

 

“Voyager: uma longa jornada rumo às estrelas”: Destinada ao público de todas as idades.
A sessão apresenta sons e imagens relacionadas às sondas Voyager 1 e Voyager 2. Lançadas ao espaço em 1977, as sondas exploraram os planetas gigantes gasosos do Sistema Solar: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, e algumas de suas luas. Cada uma das Voyagers carrega consigo um disco dourado gravados com representações da diversidade da vida na Terra e das culturas humanas. Quarenta anos depois de seu lançamento, as Voyager são os artefatos humanos mais distantes da Terra. Elas continuam sua jornada, agora para além do Sistema Solar, carregando uma mensagem de esperança para quem quer que as encontre.

 

“Dos anéis de Saturno ao Universo”: Destinada ao público de todas as idades.
A sessão homenageia os 27 anos do Telescópio Espacial Hubble e o término da missão da sonda Cassini, após seus quase 20 de atividade. Fruto da engenhosidade humana, o telescópio Hubble e a sonda Cassini colaboraram significativamente para a ampliação de nosso conhecimento científico. Lançado em 1995, o Hubble permitiu determinar a idade do Universo com maior precisão, ao mesmo tempo que lançou novas questões sobre os buracos negros e a energia escura. Lançada em 1997, a sonda Cassini revolucionou nosso conhecimento sobre o planeta Saturno, seus anéis e suas luas.

 

“Olhar o céu de São Paulo outra vez”: Destinada ao público de todas as idades.
Um passeio pelo céu em comemoração aos 60 anos do Planetário do Ibirapuera. Desde o início de suas atividades, em 1957, sob a direção do professor Aristóteles Orsini, o Planetário do Ibirapuera recria em suas sessões as maravilhas do céu noturno ocultas pela poluição da grande metrópole. Nessa sessão, vamos explorar os objetos celestes mais fascinantes, visíveis na noite da data de inauguração do Planetário, dia 26 de janeiro de 1957, não fosse a Terra da Garoa já naquela época uma grande cidade: o planeta Marte, as constelações do Zodíaco, de Órion, do Cruzeiro do Sul e a Caixinha de Jóias, terminando com uma chuva de meteoros na madrugada. Vamos mostrar como os gregos antigos e os povos indígenas viam esses astros, e como os astrônomos modernos os enxergam, com seus instrumentos mais avançados.

 

 

Clique aqui para ver os horários para público geral.

Clique aqui para ver os horários para agendamento escolar.

 

CONTATO | COMO CHEGAR | UMAPAZ