Share

Sessões da Cúpula

Planetário Municipal do Carmo Prof. Acácio Riberi

“Os cometas”: Indicada para jovens e adultos.
Nesta sessão, serão apresentadas as principais estrelas e constelações visíveis no céu de São Paulo. Além de estrelas, também serão mostrados alguns planetas presentes no céu. Com os recursos do Planetário, uma viagem nos levará a acompanhar a missão Rosetta da NASA, para conhecer mais sobre os cometas.

“A janela mágica”: Indicada para crianças de 5 a 12 anos.
Em uma visita a um centro espacial, o garoto Joãozinho e seu cãozinho Thor embarcam por acidente em uma missão espacial, rumo ao Telescópio Espacial Hubble. Nesta aventura, o Astronauta Lopes ensina várias coisas sobre as estrelas, constelações e muito mais.

“Conhecendo o céu de inverno”: nessa sessão são apresentadas as principais constelações e objetos astronômicos vistos na cidade de São Paulo durante o inverno. A constelação de Escorpião tem destaque no plano celeste nessa época do ano. A sessão também apresenta detalhes sobre os Planetas e outros objetos do Sistema Solar, como a Lua e os Cometas. Ao fim o espectador realiza uma viagem espacial para explicar a reclassificação recente de Plutão, atualmente considerado um planeta-anão. A sessão tem uma linguagem voltada ao público adulto e também é proveitosa para crianças cursando o ensino fundamental, pois aborda conteúdos ensinados na escola e envolve conceitos de matemática, história, geografia, dentre outras.

“Os segredos do céu de primavera”: nessa sessão são apresentadas as principais estrelas e constelações visíveis no céu durante a Primavera em São Paulo. Além de estrelas, também são mostrados alguns planetas presentes no céu. Com os recursos do Planetário, uma viagem nos leva a observar as galáxias, onde poderemos conhecer um pouco mais sobre suas formas e características. Com os recursos do Planetário, uma viagem nos leva a observar mesmo as galáxias mais distantes que só podem ser observadas por telescópios potentes, onde poderemos conhecer um pouco mais sobre as formas e características desse fenômeno. A sessão tem uma linguagem voltada ao público adulto e também é proveitosa para crianças cursando o ensino fundamental, pois aborda conteúdos ensinados na escola e envolve conceitos de matemática, história, geografia, dentre outras.

Sessão ao vivo “Especial Hubble/Cassini”: A sessão é uma homenagem os 27 anos do Telescópio Espacial Hubble e ao término da missão da sonda Cassini após quase 20 de atividade. São apresentados alguns resultados dos trabalhos realizados por estes equipamentos. O Hubble nos permitiu determinar mais precisamente a idade do universo e abriu discussões sobre buracos negros e energia escura. A sessão destaca também o descobrimento de características e detalhes do planeta Saturno, fornecidos pela sonda Cassini, lançada em 1997. Fruto da engenhosidade humana, o telescópio Hubble e a sonda Cassini colaboraram significativamente para a ampliação do conhecimento científico.

 

Clique aqui para ver os horários para público geral.

Clique aqui para ver os horários para agendamento escolar.

 

CONTATO | COMO CHEGAR | UMAPAZ