Divisão do Planetário Municipal do Carmo - Professor Acácio Riberi - DPM

Divisão do Planetário Municipal do Carmo - Professor Acácio Riberi - DPM

A Divisão do Planetário Municipal gere o funcionamento do Planetário Municipal do Carmo - Professor Acácio Riberi e desenvolve atividades relacionadas à astronomia de forma acessível, interativa e lúdica. Em função de sua característica tecnocientífica, o planetário apresenta o universo por uma perspectiva nova, causando maravilhamento com os estudos astronômicos e o lugar do homem nessa imensidão.

 

Quem somos


Direção

Dinah Moreira Allen - dallen@prefeitura.sp.gov.br

Dinah Moreira Allen é graduada em física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP), mestra e doutora em astronomia pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG-USP). Tem pós-doutorado pelo Observatório do Valongo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (OV-UFRJ), foi Visiting Research Fellow na University of Hertfordshire no Reino Unido, e pelo IAG-USP. Atuou como educadora no curso semipresencial de Licenciatura em Ciências oferecido pela USP, elaborando material didático de astronomia para o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), participou da coordenação do curso semipresencial de extensão "Aperfeiçoamento em Astronomia para a Docência", oferecido dentro do programa do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Astrofísica (INCT-A), com base na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH-USP) e atuou como professora substituta do IAG-USP. Foi professora da Escola Municipal de Astrofísica Prof. Aristóteles Orsini (EMA) em 2016 e desde 2017 atua como planetarista da DPM/UMAPAZ/SVMA, que tem como sede apenas o Planetário Municipal do Carmo Prof. Acácio Riberi desde outubro/2020. Coordenou a programação da EMA e Planetários (Carmo e Ibirapuera) de 2017 a 2021, convidando palestrantes e planejando todas as atividades oferecidas. Orienta estagiários nos projetos específicos. Apresenta sessões de planetário ao vivo completas e parciais, como imersão de abertura para palestras. Oferece diversas palestras e oficinas e elaborou mais de 10 cursos de astronomia. Durante a pandemia 2020/2021, escreveu e revisou roteiros de vídeos para o YouTube, bem como diversos textos para as redes sociais. É diretora da DPM desde setembro de 2021.

 

Área 1 | Ensino e divulgação científica

Daiane Breves Seriacopi 

Daiane Breves Seriacopi é graduada em física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP), mestre em astronomia pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG-USP) e atualmente cursa o último ano de doutorado em astronomia na mesma instituição. Além da atuação na área acadêmica, também possui experiência em ensino de astronomia e física, por meio de aulas, palestras, oficinas e monitorias. Atualmente coordena a programação das atividades do Planetário Municipal do Carmo Prof. Acácio Riberi, dirige visitas guiadas e apresenta sessões de planetário ao vivo.

 

 Área 1 | Ensino e Divulgação Científica

Flavio Bianchini Junior

Flavio Bianchini Junior, formado em tecnologia de produção pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC-SP), possui pós-graduação na área de educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e atualmente cursa Licenciatura em Ciências da Natureza na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). Desde 2017 atua como planetarista e divulgador científico do Planetário. Possui interesses em astronomia, geologia, educação, comunicação social, produção de imagens/videos e materiais digitais, culturais, sociais e ambientais. Desde 2017 dirige as visitas guiadas do Planetário do Carmo, apresenta sessões de planetário ao vivo completas e parciais, como imersão de abertura para palestras. Ofereceu diversas palestras e oficinas. Durante a pandemia 2020/2021, escreveu diversos roteiros de vídeos para o YouTube, bem como textos para as redes sociais.

 

Estagiário | Área 1 | Ensino e Divulgação Científica

Matheus Lyra Nascimento

Matheus Lyra Nascimento é aluno de graduação de Licenciatura em Ciências da Natureza na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). No Planetário Municipal do Carmo Prof. Acácio Riberi, atua como guia na visitação do público e apresenta sessões de cúpula.

 

 Área 2 | Instrumentação

Rafael Rechiche de Campos

Rafael Rechiche de Campos é graduado em física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP), mestre em astronomia pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG-USP) e atualmente cursa o último ano de doutorado em astronomia na mesma instituição. Além da atuação na área acadêmica, também possui experiência com divulgação de astronomia no observatório Observatório Abrahão de Moraes, e do canal de youtube AstroTubers. Atualmente faz parte da equipe de planetaristas do Planetário Municipal do Carmo Prof. Acácio Riberi, coordenando visitas guiadas e apresentando sessões de planetário ao vivo.

 

 Área 3 | Técnica

Evandro Drigo da Silva

Evandro Drigo da Silva é doutor em Ciências pelo programa de Medicina/Tecnologia e Intervenção em Cardiologia da Universidade de São Paulo e Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. Obteve grau de Mestre em Automação e Controle de Processos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Possui graduação em Tecnologia em Saúde - Faculdade de Tecnologia de Sorocaba (2010). Atuou por treze anos, como Técnico em Eletrônica, junto ao Departamento de Física Nuclear do Instituto de Física da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica e Bioengenharia, com ênfase em Medidas Elétricas, Magnéticas, Eletrônicas e Instrumentação; atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia aplicada ao aparelho circulatório. Atualmente atua na área de instrumentação e acompanhamento de manutenção do Planetário Municipal do Carmo Prof. Acácio Riberi.

 

 Estagiário | Área 3 | Técnica

Matheus Cavalcanti

Matheus Cavalcanti é Técnico em Química pela ETEC de Suzano e assistente administrativo pelo SENAI Anchieta. Atualmente cursa Engenharia Química na FMU. No Planetário Municipal do Carmo Prof. Acácio Riberi, auxilia na operação do planetário bem como manutenção e calibragem de outros equipamentos e atendimento ao público nas visitas ao acervo presencial.

 

 Área 4 | Administrativo

Laiz Lima

Laiz Lima é graduada em Gestão de Políticas Públicas pela EACH - Universidade de São Paulo; MBA em Gestão de Projetos também pela USP e atualmente é mestranda no Programa de Mudança Social e Participação Política (Universidade de São Paulo). Possui experiência profissional no Setor Público desde o estágio, tendo seu primeiro contato na Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e posteriormente como estagiária na Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, (SVMA). Atualmente, continua na SVMA, atuando na área administrativa do Planetário Municipal do Carmo Prof. Acácio Riberi e também auxilia a criação e execução de lives no canal do YouTube do Planetário.

 

 Área 4 | Administrativo

Tania Rodrigues Chaves Lima

Tania Rodrigues Chaves Lima tem ensino médio completo. É servidora pública efetiva da Prefeitura de São Paulo há 29 anos. Iniciou a carreira em 1992 na Secretaria de Infraestrutura e Obras, antiga SVP como oficial de administração, atuou na Superintendência de Projetos em seus vários departamentos e na Superintendência de Obras como Encarregada de Setor e Chefe de Seção e desde 2005 atua no Planetário Municipal Prof. Acácio Riberi, onde Atualmente, auxilia a área administrativa e atendimento ao público.

 

 Área 5 | Produção

Stefanie Araujo

Stefanie Araujo, é técnica em comunicação visual pela ETEC, graduada em desenho de animação pela Faculdade de Belas Artes e Design de Jogos pela Saga. Participou de festivais e mostras com curtas em animação 2D e Stopmotion, roteiro e direção de arte em curta metragem live action, atuou como arte finalista para uma empresa de eventos e atua como assistente de graffiti. Na DPM/UMAPAZ/SVMA produz vídeos para sessões de cúpula, animações de divulgação, cartazes, manutenção das redes sociais, vídeos para o YouTube, produção de materiais impressos como banners e faixas para o Planetário Municipal do Carmo Prof. Acácio Riberi. Auxilia os professores nos projetos com produção de trabalhos manuais, maquetes e toda a direção de arte. Participou da curadoria e montagem da exposição comemorativa dos 50 anos do homem na Lua e participa do planejamento de todas as exposições do Planetário.

 

 Estagiária | Área 5 | Produção

Mariana Milani

Mariana Milani é estudante de Física pela Unesp Rio Claro. Integrante do Coro Luther King onde teve as primeiras experiências com redes sociais, produção de textos e edição de vídeos. Iniciou oficialmente a jornada pelo cosmos com o Curso de Introdução à Astronomia e Astrofísica (2018) e a Miniescola de Física Espacial (2019), ambos no INPE. Criou, junto a colegas, grupos de estudos e divulgação científica como o coletivo AstroLábia (@a.astrolabia) e o projeto Physikas (@physika.s). Colabora desde 2018 com o masterclass de Física de Partículas para o Ensino Médio, realizado pelo SPRACE/IFT-UNESP, e participou como monitora do projeto Astrominas em 2020 e 2021. Estuda cosmologia com Mario Novello. Estagiária no Planetário do Carmo onde atua com redes sociais, edição de vídeo, oficinas e atendimento ao público.

 

 Estagiária | Área 5 | Produção

Sara Dantas

Sara Dantas é estudante de Arquitetura e Urbanismo no Instituto Federal de São Paulo (IFSP) - Campus São Paulo e estagiária na área de produção de conteúdo para as redes do Planetário Municipal do Carmo Prof. Acácio Riberi. Atualmente desenvolvendo uma pesquisa cujo título é "Paisagem noturna e memória visual do centro de São Paulo/SP".

 

 Estagiário | Área 5 | Produção

Luan de Souza

Luan de Souza concluiu o ensino médio na ETEC Aristóteles Ferreira. Entre 2014 e 2015 fez um curso técnico em Administração de Empresas pela ETEC Escolástica Rosa e também um curso técnico em Informática para Internet em 2015. Desde 2018 é graduando do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza na EACH-USP, onde participou por 2 anos do projeto de iniciação científica Banca da Ciência, apresentando a ciência de forma lúdica para crianças e adolescentes. Nesse projeto, percebeu que seu maior interesse era na divulgação científica, e em novembro de 2021 iniciou um estágio no Planetário Municipal do Carmo Prof. Acácio Riberi, onde atua como monitor em visitas guiadas e na produção de material para mídias digitais.

 

 Área 7 | Plataforma virtual

Henriette Righi

Henriette Righi é licenciada em física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP), doutora em biotecnologia pelo Instituto de Ciências Biomédicas (ICB-USP) e Instituto Butantã, cuja linha de pesquisa é sobre a ação do campo magnético estático em sistemas biológicos. Atuou como estagiária na Estação Ciência, Cientec, Show da Física e Mão na Massa, além de ministrar diversas oficinas, atividades, exposições e apresentações em congressos. Desde 2019 faz parte da equipe da Divisão de Planetários Municipais da Secretaria do Verde e Meio Ambiente (DPM/SVMA), onde atua na frente de gamificação e tecnologia de ensino.

 

 Estagiária | Área 7 | Plataforma Virtual

Artemísia Porto

Artemísia Porto é estudante do curso de Bacharelado em Geofísica que é oferecido no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo. Realizei um projeto de iniciação científica sobre reflexões múltiplas com ênfase na área de ensino na graduação, o qual apresentei no 28º Simpósio de Iniciação Científica da USP em 2020, e um projeto de iniciação científica sobre a etapa de migração no processamento de dados sísmicos de reflexão rasa, também com foco no ensino na graduação. Atuo como monitora nas disciplinas Sísmica I e Sísmica II, que são obrigatórias na graduação em Geofísica, no Projeto Cecília, trabalhando com divulgação científica para alunos de escolas públicas, e sou estagiária no Planetário Municipal do Carmo - Prof. Acácio Riberi, com enfoque na área de ensino e divulgação científica.

 

 Estagiário | Área 7 | Plataforma virtual

Leonardo Guimarães

Leonardo Guimarães é estudante de licenciatura em física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). É integrante do Grupo de Pesquisa em Inovação Tecnológica para o Ensino de Física (GPITEF) como aluno de iniciação científica, onde realiza pesquisas visando aplicações tecnológicas benéficas ao ensino de física. Participante voluntário do Grupo de Astronomia da Seara da Ciência (GAS), onde realiza estudos em simulações de N-corpos para mensura de matéria escura. No Planetário Municipal do Carmo Prof. Acácio Riberi, atua no atendimento ao público presencial e virtual, como parte da frente de comunicação e gameficação.

 

 Estagiária | Área 7 | Plataforma Virtual

Kethylin Bernardo Rosa


Kethylin Bernardo Rosa é estudante de Licenciatura em Ciências da Natureza pela EACH-USP. Sua jornada no ensino começou ao participar da Bateria Bandida - EACH-USP e Bloco da Casa Velha, onde não só aprendeu sobre música mas pôde também ter contato com o ensino de percussão para públicos variados, assim como executou questões administrativas, e experienciou constantemente o trabalho em grupo. Integra atualmente o Clube de Ciências para meninas do CCA, onde ocorreram suas primeiras experiências com divulgação científica e o ensino em ambientes não formais de educação. Ao longo de sua trajetória realizou cursos de inglês, possuindo este idioma em nível avançado, na área de informática, obtendo alta habilidade tanto com software como hardware de computadores, e técnico em química, onde fomentou sua paixão pela área das ciências. É estagiária no Planetário Municipal do Carmo Prof. Acácio Riberi, onde atua com atendimento ao público, o projeto “Planetário do Carmo no Minecraft”, planejamento e execução de oficinas, e divulgação científica nas redes sociais.