Curso: Licenciamento Ambiental

Curso Validado

 

 

Curso Validado sob nº da proposta 561/2016

A avaliação de impactos ambientais, o licenciamento e a revisão de atividades efetiva ou potencialmente poluidoras constituem instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente, instituída pela Lei Federal nº 6.938 de 31 de agosto de 1981.
A Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente – SVMA, criada em 1993 como órgão do Sistema Nacional de Meio Ambiente (SISNAMA), iniciou as suas atividades com a incumbência de planejar, ordenar e coordenar as atividades de defesa do meio ambiente no Município de São Paulo, definindo critérios para conter a degradação ambiental e a poluição ambiental.
Coube ao Departamento de Controle da Qualidade Ambiental – DECONT, planejar, ordenar, coordenar e orientar as atividades de controle, monitoramento e gestão da qualidade ambiental, sendo uma de suas atribuições o licenciamento ambiental de empreendimentos públicos e privados causadores de impactos ambientais relevantes no Município de São Paulo.
A competência do licenciamento ambiental de atividades e empreendimentos que causam ou possam causar impacto ambiental local foi atribuída aos municípios pela Deliberação CONSEMA Normativa n° 01/2014, conforme tipologia definida no anexo I desta Deliberação, sendo estas classificadas em “Não Industriais” e “Industriais”.
Em atendimento ao Art. 4º da Deliberação supramencionada, a partir de 12 de junho de 2014, o município de São Paulo passou a ter efetivamente a competência para realizar o licenciamento ambiental. Desde então, iniciou-se no Departamento de Controle da Qualidade Ambiental – DECONT um processo de criação, revisão e alteração de normas e legislações municipais, assim como uma reestruturação no Departamento, a fim de atender a nova demanda.
O licenciamento ambiental no âmbito do município de São Paulo é um instrumento importante para a conciliação do desenvolvimento socioeconômico com a conservação ambiental, na medida em que avalia os impactos negativos nos meios físico, biótico e socioeconômico causados pelos empreendimentos passíveis de licenciamento e institui medidas mitigadoras e compensatórias.

 

Conteúdo Programático:

  • 1ª aula - 11/05 
    Programação do curso e apresentação do DECONT - 1h30
    Legislação ambiental federal, estadual e municipal – 2h
    Érika Valdman – Engenheira Química e Assessora Técnica do Departamento de Controle da Qualidade Ambiental.
  • 2ª aula - 18/05
    Licenciamento ambiental de atividades industriais – 3h30
    Evandro de Jesus Ganem Junior - Eng.º Agrônomo e técnico do DECONT-2 e do Grupo Técnico de Avaliação de Impactos Ambientais – Atividades Industriais - GTAIA - IND.
     
  • 3ª aula - 25/05 
    Diagnóstico Ambiental do Meio Físico - Licenciamento ambiental de atividade não industrial: Aspectos Climáticos e Meteorológicos; Qualidade do Ar; Níveis de Ruídos; Aspectos Geomorfológicos e Morfométricos e Aspectos Pedológicos – 2h
    Diagnóstico Ambiental do Meio Físico - Licenciamento ambiental de atividade não industrial: Aspectos Geológico-Geotécnicos; Recursos Hídricos Superficiais e Qualidade das Águas Superficiais; Recursos Hídricos Subterrâneos e Qualidade das Águas Subterrâneas – 1h30
    Marcus Vinicius Azevedo Navarro Monteiro - Eng.º Civil e técnico do DECONT-2 e do Grupo Técnico de Avaliação de Impactos Ambientais – GTAIA.
     
  • 4ª aula - 1/06 
    Diagnóstico Ambiental do Meio Biótico - Licenciamento de atividade não industrial. Flora e Fauna – 1h30
    Licenciamento de atividade não industrial: Intervenção em Área de Preservação Permanente – APP e em Áreas Protegidas: Unidades de Conservação – 2h
    André Tadeu Gasparoto - Eng.º Agrônomo, técnico do DECONT-2 e do GTAIA.
     
  • 5ª aula - 8/06
    Diagnóstico Ambiental do Meio Socioeconômico - Licenciamento ambiental de atividade não industrial: Aspectos Urbanísticos, Dinâmica Demográfica e Perfil Econômico; Indicadores de Qualidade de Vida; Infraestrutura e Equipamentos Sociais; Sistema Viário, Trânsito e Circulação; Desapropriações e Reassentamentos; Patrimônio Histórico, Cultural e Arqueológico; Audiência Pública – 2h
    Clayton Erik Teixeira - Geógrafo e técnico do DECONT-2 e do GTAIA.

    Gerenciamento de Áreas Contaminadas no Licenciamento Ambiental – 1h30
    Andrea Galvão Paes - Eng.ª Química, técnica do DECONT-2 e do Grupo Técnico de Áreas Contaminadas – GTAC.
     
  • 6ª aula - 15/06
    Licenciamento Ambiental de Sistemas de Transmissão de Energia Elétrica – 1h30
    Carlos Duarte Antonio Pinto - Físico, técnico do DECONT-2 e do Grupo Técnico de Controle das Radiações Eletromagnéticas não Ionizantes – GT-RAD.

    Estudos de Caso: Drenagem – 2h
    Érika Valdman – Engenheira Química e Assessora Técnica do Departamento de Controle da Qualidade Ambiental.
     

Coordenação:

  • Mirian Mayumi Okada
  • Ricardo Fraga Oliveira

     

Público: Com escolaridade superior completa ou incompleta - nas áreas humanas, exatas e biológicas, que se interesse ou que esteja envolvido com a respectiva área objeto do curso
Vagas: 80 - Haverá seleção dos inscritos

Para inscrição de servidores da PMSP, vide relação de cargos que a validação favorece clicando aqui.

Dias: 11, 18, 25 de maio e 1, 8 e 15 de junho de 2018, sextas-feiras
Horário: 9h às 12h30

Local: Sede da UMAPAZ - Parque Ibirapuera - Av. Quarto Centenário, 1268
Pedestres: Portão 7A
Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul)

Inscrições encerradas

Qualquer alteração na atividade será informada via e-mail aos inscritos.

Como chegar na UMAPAZ

 

 Confira nossas redes sociais!