Curso Danças Circulares e Sabedoria dos Povos (8ª edição)

 

 O Programa Metodologias Integrativas convida para a 8ª edição do curso Danças Circulares e Sabedoria dos Povos. As Danças Circulares fazem parte de um movimento mundial de resgate de danças tradicionais e contemporâneas dos povos buscando o respeito, a união e a cooperação entre os indivíduos e o grupo. Estas danças possibilitam vivenciarmos de modo especial a alegria, a irmandade, o contato com a natureza numa comunicação não verbal, sendo um rico instrumento no trabalho de inclusão das questões sociais que envolvem nossa relação com o meio em que vivemos, ressaltando a necessidade de convivência pacífica, inclusiva e sustentável.
A partir da vivência com as danças e do conhecimento das tradições culturais que as inspiram, buscamos estimular o autoconhecimento e exercitar os valores da Cultura de Paz tais como ética, diversidade, afetividade, cooperação e sensibilização sobre as questões ambientais.
Este curso é um convite ao conhecimento da cosmovisão de alguns povos através de danças circulares e reflexão sobre os símbolos dançados. Conhecer as tradições culturais que estruturam os passos e gestos simbólicos que fazemos ao dançar possibilita uma melhor assimilação, compreensão e respeito diante da diversidade e auxilia no desenvolvimento de uma visão de mundo pacífica e sustentável.


Objetivo:
Propiciar vivência de Danças Circulares e conhecimento das tradições culturais que as inspiram estimulando o autoconhecimento e o respeito às diferenças, exercitando os valores da Cultura de Paz tais como respeito, ética, diversidade, afetividade, cooperação e sensibilizando sobre as questões socioambientais.


Conteúdo:
• Conceitos básicos sobre o Movimento das Danças Circulares Sagradas;
• 6 danças circulares tradicionais e contemporâneas baseadas nas tradições: tupi guarani, africana, andina, celta, tibetana e hindu;
• Conceitos básicos sobre as diversas tradições culturais;
• Valores da Cultura de Paz;
• Sensibilização sobre as questões socioambientais.


Facilitação:
Estela Maria Guidi Pereira Gomes – Fonoaudióloga, Focalizadora de Danças Circulares, Coordenadora do Programa Metodologias Integrativas da UMAPAZ. Especialização em Educação em Saúde Pública e Antropologia da Saúde. Designer em sustentabilidade pelo Programa Gaia Education. Formação no Treinamento Internacional da Academy for Movement & Awareness - Método Harmonia de Nanni Kloke.
Samuel Souza de Paula – Pesquisador das culturas dos povos; estudioso do comportamento humano desenvolve trabalhos de integração entre corpo, mente e espírito. Parceiro da UMAPAZ Formação desde 2008 desenvolve cursos sobre a sabedoria indígena e Danças Circulares.
Coordenação: Estela Maria Guidi Pereira Gomes


Vagas: 40 (haverá seleção)
Público: prioritariamente profissionais que atuam das áreas da Educação Ambiental, Educação e Saúde além dos interessados em geral.
Dias: 9, 16 e 23 de fevereiro; 2, 9, 16, 23 de março; 6 e 13 de abril de 2018, sextas-feiras. Horário: das 9h às 12h.


Local: Sede da UMAPAZ – Parque Ibirapuera. Av. Quarto Centenário, 1268.
Pedestres: Portão 7A.
Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul).
 

Inscrições encerradas

Qualquer alteração na atividade será informada via e-mail aos inscritos.

 


» Clique aqui e veja todas as atividades da UMAPAZ

 

Como chegar na UMAPAZ: