Curso Introdução à Sustentabilidade Corporativa: gestão ambiental na prática

O presente Curso insere-se no Programa Educação para a Gestão Ambiental da Divisão Técnica de Formação em Educação Ambiental e Cultura de Paz (UMAPAZ – 3).
Ofertará visões de Sistemas de Gestão Ambiental voltadas ao âmbito organizacional, com a realização de um estudo de caso baseado na Norma ISO14001.
Objetiva, sobretudo, fornecer conhecimento para colaborar na compreensão (de processos) e atuar na solução de problemas e minimização de impactos ambientais de organizações, com seus conflitos entre aspectos produtivos e a conservação ambiental.
As atividades buscarão utilizar-se de propostas integrativas que estimulem a troca de experiências entre os participantes e que promovam o aprendizado comum entre palestrantes e assistentes. Para tanto, focará no desenvolvimento e implantação de um sistema de gestão ambiental de uma empresa na prática, em formato participativo, com exercícios e estudos de caso no decorrer do curso e leituras complementares. Os participantes serão convidados a trabalhar em grupos na elaboração e apresentação de um projeto de Gestão Ambiental de uma empresa.

Tópicos de cada aula a serem abordados e suas respectivas especificidades:

AULA 1 – Princípios e Estrutura da Gestão Ambiental no Brasil.
Exposição histórica de acidentes socioambientais que resultaram na Comissão Brundtland e no documento “Nosso Futuro Comum”. A partir daí, será apresentada as variáveis intrínsecas da dinâmica da sustentabilidade socioambiental e como a gestão ambiental pública se estrutura com ênfase no processo de licenciamento ambiental, com seus potenciais e limitações. Será discutida também a Educação Ambiental enquanto instrumento de gestão.
Facilitação: André Luiz Moura de Alcântara.

AULA 2- Sistema de Gestão Ambiental Corporativa– Etapa 1: Introdução.
Como introdução de Sistemas de Gestão Ambiental (SGA) serão abordados os conceitos fundamentais sobre as perspectivas de controle e prevenção da poluição e ação estratégica das empresas e quais os objetivos e as motivações que as levam a adotar um SGA.
Este curso adotará a Norma ISO14001 na versão do ano 2015, apresentando seu conteúdo na forma de requisitos, onde os participantes elaborarão um Sistema de Gestão Ambiental de uma empresa, como um estudo de caso.
Nesta parte 1 será apresentada a estrutura da norma ISO14001 e seus requisitos, começando pela Política Ambiental e a Melhoria Contínua ou o ciclo PDCA.
Trabalho em grupos - aplicação dos conceitos da aula no estudo de caso.
Facilitação: Fátima Pereira Pinto.

AULA 3 – Sistemas de Gestão Ambiental Corporativa – Etapa 2: Planejamento.
A parte 2 abordará o Planejamento de um SGA, que envolve: aspectos ambientais, análise das legislações em que as empresas estão submetidas, a definição de objetivos e metas. Será elaborado o programa de gerenciamento ambiental.
Trabalho em grupos - aplicação dos conceitos da aula no estudo de caso.
Facilitação: Fátima Pereira Pinto.

AULA 4- Sistemas de Gestão Ambiental – Etapa 3: Implementação e Operação.
Nesta aula serão apresentados os passos da implementação e operação do SGA segundo a Norma ISO14001. Teremos a estruturação de equipes com definições de atribuições e responsabilidades; a capacitação, a documentação, controles e o atendimento a emergências.
Trabalho em grupos - aplicação dos conceitos da aula no projeto.
Facilitação: Fátima Pereira Pinto.

AULA 5 - Sistemas de Gestão Ambiental – Etapa 4: Verificação e ações corretivas.
Nesta aula serão apresentadas as etapas que seguem a operação de um SGA e que são a sua avaliação e o seu desempenho. Faz parte desta etapa a identificação das não-conformidades, as ações corretivas, e a Melhoria contínua. O objetivo final é ter um SGA que comprove às partes interessadas que a empresa adota um conjunto de práticas destinadas a minimizar os impactos ambientais negativos.
Trabalho em grupos - aplicação dos conceitos da aula no estudo de caso.
Facilitação: Fátima Pereira Pinto.

AULA 6– Apresentação dos estudos de caso em grupo.
Trabalho prático de conclusão dos projetos dos grupos, com monitoramento dos ministrantes e coordenadores.
Os participantes apresentarão seus trabalhos em grupo onde todos serão convidados a interagir com as apresentações.
Facilitação: Palestrantes e Coordenadores.

Facilitação: André Luiz Moura de Alcântara - Sociólogo graduado pela USP com Especialização em Educação Ambiental pela FSP/USP e com Gestão Ambiental pela Faculdade de Engenharia Mecânica da UNICAMP. Trabalha na PMSP desde 1992 e em SVMA desde 1994 com Educação Ambiental. Desde 2006 faz parte do corpo técnico da UMAPAZ.
Fátima Pereira Pinto - Mestre em Tecnologia Ambiental pelo IPT/USP, Eng.ª Química pela FEI. É sócia-diretora da empresa Ecouniverso onde atua em projetos de Sustentabilidade Corporativa e Emissões de Carbono. Atualmente é docente de cursos de pós-graduação sobre Sustentabilidade e Gestão de Carbono na FIA/USP, Centro Paula Souza e outras instituições de ensino.
Coordenação: Ricardo Fraga Oliveira
Vagas: 60
Público: estudantes, consultores, gestores, empresários e profissionais que estão envolvidos em áreas ambientais corporativas, além dos interessados em se capacitar no tema.
Dias: 9, 16, 23 e 30 de novembro; 7 e 14 de dezembro de 2017, quintas-feiras.
Horário: das 18h30 às 21h30

Inscrições: aqui

Qualquer alteração na atividade será informada via e-mail aos inscritos.