Vivências em Permacultura Urbana



Baseado na aprendizagem ativa, o curso irá proporcionar vivências em permacultura urbana em territórios periféricos distintos da cidade. A cada sábado, um tema, um local e um coletivo que está transformando São Paulo por meio da permacultura irá nos receber para uma oficina, compartilhando conhecimentos e evidenciando o quanto a cidade tem a aprender com suas periferias!
A permacultura tem se mostrado uma importante ferramenta de atuação socioambiental na cidade, vivenciar como ela se adapta e transforma territórios será muito rico aos que querem incopora-la à sua atuação e aprender com a mão na massa.

O curso é parte do Programa Carta da Terra em Ação e representa o ciclo de aprendizagem experiências de atuação socioambiental, integrante da Formação de Agentes Socioambientais Urbanos, que será oferecido a novos interessados em conhecer experiências de transformação no espaço urbano de São Paulo e vivencia-las.

 

Programação: 

16/set.: Bioconstrução no Ponto de Cultura Socioambiental Quebrada Sustentável: aprenderemos técnicas de construção sustentável utilizando os recursos locais como matéria-prima para ampliação da infraestrutura socioeducativa no Ponto de Cultura Socioambiental Quebrada Sustentável estruturado no viveiro União de Vila Nova, em São Miguel Paulista.

30/set.: Espiral de ervas com a Associação Comunitária de Vila Nova Esperança: utilizando a espiral como técnica de plantio que possibilita criar microclimas e agregar diferentes espécies em um mesmo terreno, fortaleceremos o trabalho colaborativo na horta comunitária de Vila Nova Esperança, no extremo oeste da cidade.

07/out.: Canteiro Agroflorestal Biodinâmico com o coletivo Arquitetura na Permacultura: Através da construção do canteiro Agroflorestal Biodinâmico, aprenderemos uma forma de cultivo que preza pela diversidade de cultura, consórcio de espécies, cobertura de solo, colaborando para a sustentabilidade e produtividade da “Comuna Urbana Dom Hélder Câmara”, primeiro projeto urbano de habitação popular no Brasil ligado ao MST.

21/out.: Intervenção em Parque Urbano com o coletivo Casa Ecoativa: utilizando técnicas de construção sustentável, como superadobe e revestimentos de barro, construiremos um banco no Parque Prainha, na região do Grajaú. O coletivo que irá nos acolher é a Casa Ecoativa, centro eco-cultural localizado na Ilha do Bororé, que tem a permacultura como base de suas ações.


Facilitação/parceiros: Ponto de Cultura Socioambiental Quebrada Sustentável; Associação Comunitária de Vila Nova Esperança; Arquitetura na Permacultura e Casa Ecoativa.
Coordenação: Lia Salomão
Público: Agentes Socioambientais Urbanos formados pela Umapaz, Educadores Ambientais e Interessados em geral.
Vagas: 30 - Haverá seleção
Dias: 16 e 30 de setembro, 7 e 21 de outubro de 2017, sábados.
Horário: das 9h às 15h.

Local: cada encontro será em um local diferente. Enviaremos comunicado aos contemplados com essas informações.

 

Inscrições encerradas

Qualquer alteração na atividade será informada via e-mail aos inscritos.

 


» Clique aqui e veja todas as atividades da UMAPAZ