Grupo Experimental de Diálogo

 

O Diálogo é um método que proporciona a reflexão acerca dos múltiplos aspectos intrínsecos da experiência humana como: valores mais intimamente arraigados; a natureza e a intensidade das emoções; os padrões de nossos processos de pensamento; a função da memória; a importância dos mitos culturais herdados; e, por fim, a maneira segundo a qual nossa neurofisiologia estrutura a experiência do aqui-e-agora. (BOHM, 2005). Dessa forma, trata-se se uma metodologia que propõe uma postura dialógica perante o mundo, e mostra-se como uma alternativa para ampliar a percepção e a compreensão dos problemas socioambientais e a busca de alternativas para a paz.
O Grupo Experimental de Diálogo refere-se à vivência do Diálogo enquanto uma prática contínua, que busca contribuir para o desenvolvimento da qualidade da escuta, por meio da auto-observação, identificação e suspensão dos pressupostos e do compartilhamento de ideias e significados, que são elementos que colocam em prática o princípio básico do pensamento sistêmico.


Facilitação e Coordenação: Márcia Amélia Moura, psicóloga, educadora ambiental, designer em sustentabilidade pelo Programa Gaia Education e especialização em Ecologia, Arte e Sustentabilidade pela UNESP/UMAPAZ, coordenadora e Facilitadora do Projeto: A Prática do Diálogo para o Fortalecimento das Redes de Convivência na UMAPAZ.
Vagas: 30
Carga horária total: 24 horas
Certificados: Receberão certificado os participantes que tiverem frequência mínima de 75% nos encontros.
Público:
Pessoas interessadas em exercitar o diálogo, compartilhar significados, desenvolver a auto-observação e a capacidade de escuta. O Grupo destina-se ao público em geral, com qualquer nível de escolaridade e que preencham o pré-requisito.
Pré-requisito: Ter participado de Oficina de Introdução ao Diálogo, Curso de Introdução ao Diálogo ou Workshop de Diálogo na visão de David Bohm.
Dias: 14, 21 e 28 de setembro de 2017, quintas-feiras.
Horário: das 14h30 às 16h30.
 

Local: Sede da UMAPAZ – Parque Ibirapuera. Av. Quarto Centenário, 1268.
Pedestres: Portão 7A.
Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul).

 

Inscrições: aqui

Qualquer alteração na atividade será informada via e-mail aos inscritos.

 


» Clique aqui e veja todas as atividades da UMAPAZ

 

Como chegar na UMAPAZ: