Curso Danças Circulares: Criação, Preservação e Transformação pelas Danças Hindus

 O Programa Metodologias Integrativas dá continuidade ao curso Danças Circulares e Sabedoria dos Povos com Estela Gomes e Samuel Souza de Paula oferecendo este ano o seguimento na inspiração da cultura indiana. Uma das civilizações mais antigas da história, rica em linguagem, arte, cinema e música desenvolveu várias filosofias como o bramanismo, o yoga, o tantra e o budismo sendo considerada uma das culturas mais conectadas à espiritualidade.
A cultura indiana tem como propósito a expansão do conhecimento, caminharmos da escuridão para a luz e através dos movimentos e gestos trazidos pelas danças circulares, inspiradas na cosmovisão hindu, vamos trabalhar os ciclos presentes em nossas vidas, da criação à transmutação, da sombra à luz, do movimento à imobilidade.
O curso tem por objetivo propiciar vivência, conhecimento e aprofundamento de Danças Circulares inspiradas pela cultura indiana, estimulando o autoconhecimento e o respeito às diferenças, exercitando os valores da Cultura de Paz, tais como respeito, ética, diversidade, afetividade, cooperação e sensibilizando para a utilização das Danças Circulares como metodologia integrativa para atuação em educação ambiental.
As Danças Circulares são ferramentas valiosas para trabalhar os valores da cultura de paz, além de promover sensibilização para as questões socioambientais, estimulando a alegria, união e partilha. A prática corporal e artística que resgata a afetividade, a expressão do gesto e da sensibilidade, o contato com o outro e com a comunidade pela retomada da sabedoria dos povos da tradição e inclusão do movimento contemporâneo no círculo gera autoconhecimento, cooperação e estimula a percepção dos indivíduos e dos grupos.

Aprofundar-se na cultura indiana é reconhecer a consciência como a expressão máxima da criação, preservação e transformação da manifestação da vida. Conhecer a tradição cultural que estrutura os passos e gestos simbólicos que fazemos ao dançar possibilita uma melhor assimilação, compreensão e respeito diante da diversidade; auxilia no desenvolvimento de uma visão de mundo pacífica e sustentável.

Conteúdo Programático:
Dia 25/08/17 – Introdução à História Cultural da Índia, cosmovisão contemporânea e danças circulares.
Dia 1/09/17 – Mantras que inspiram, curam, transformam para uma vida harmoniosa e danças circulares.
Dia 15/09/17 – Chacras: Trabalhando os Sete Centros Psicoenergéticos, circulação da energia de vida e danças circulares.
Dia 22/09/17 – Mudras de Luz, Amor, Transformação inspirando gestos pacíficos e sustentáveis e danças circulares.
Dia 29/09/17 – A Psicologia do Yoga: Arte, Filosofia e Técnica no Cotidiano, ética e integralidade inspirando ações em educação ambiental e danças circulares.

Metodologia:
Vivências com as danças circulares, exercícios corporais, exposição dialogada e estímulo à reflexão através da escuta de histórias e dinâmicas de grupo.

Referências bibliográficas:
BARTON, A. Danças Circulares: Dançando o Caminho Sagrado. Ed. Bilíngüe. Editora TRIOM, São Paulo, 2006. Disponível na biblioteca da UMAPAZ: 398.6/B296d
CAMPOY, P.D.L. Dança circular sob a ótica dos cuidados integrativos. Sâmia Inaty Smaira. São Paulo, 2016. 72p. Trabalho de conclusão de curso (Especialista em teorias e técnicas). Universidade Federal de São Paulo. Disponível na biblioteca da UMAPAZ: M240/C218d
COCUZZA, F. Ramakrishna. Editoração do Autor, São Paulo, 1991.
DUARTE, R. (tradução, introdução e notas). Bhagavad Gita: Canção do Divino Mestre. Editora Companhia das Letras, São Paulo, 1998.
DUBNER, D. O Poder da Dança Circular: Terapêutico & Integrativo. Editora Ottoni, São Paulo, 2015. Disponível na biblioteca da UMAPAZ: 398.6/D878p
FEUERSTEIN, G. A Tradição do Yoga: História, literatura, filosofia e prática. Editora Pensamento, São Paulo, 2001.
GAMA, U.; Yamada, Dra. Elisabeth. Arte, Filosofia e Técnica do Vidya Yoga. Editora Ícone, São Paulo, 1996.
GOMES, Estela M.G.P. Danças Circulares como metodologia integrativa in Aprendizagem socioambiental em livre percurso: a experiência da UMAPAZ, SVMA/UMAPAZ, 2012, p.181-190, disponível em http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/publicacoes_svma/index.php?p=49040
LEAL, O. (Dhyan Prem). Mantra: O espírito do som e o poder do verbo. Editora Isis, São Paulo, 2015.
OBEROM. Vegan Yoga: O Asthanga Yoga de Patanjali sob a Perspectiva Vegana. Editora Alfabeto, São Paulo, 2015.
RAMOS, R. (org.). Danças Circulares Sagradas: uma Proposta de Educação e Cura. Editora TRIOM, São Paulo, 2002.
YOGANANDA, P. Autobiografia de um iogue. Editora Lótus do Saber, Rio de Janeiro, 2001.
WILBER, K. A Visão Integral: Uma introdução à revolucionária abordagem integral da vida, de Deus, do Universo e de tudo mais. Editora Cultrix, São Paulo, 2008.
WOSIEN, B. Dança: um caminho para a totalidade. Editora TRIOM, São Paulo, 2000.
WOSIEN, M-G. Danças Sagradas: mitos, deuses, mistérios. Edições del Prado, 1997. Disponível na biblioteca da UMAPAZ: 398.6/W898d

Facilitação:
Estela Maria Guidi Pereira Gomes - Fonoaudióloga, Educadora ambiental, Focalizadora de Danças Circulares e Coordenadora do Programa Metodologias Integrativas na UMAPAZ Formação. Especialista em Educação em Saúde Pública e Antropologia da Saúde. Designer em sustentabilidade pelo Programa Gaia Education e Formada no Método Internacional Harmony – Movimento e Consciência de Nanni Kloke.
Samuel Souza de Paula - Educador, Escritor e Consultor. Idealizador e apresentador do programa de entrevistas, EAD e TV "Consciência Próspera". Estudioso do comportamento humano desenvolve trabalhos de integração entre corpo, mente e espírito. Autor dos livros: Pepitas de Amor – Mensagens para o Despertar da Consciência Próspera; Avatar – Jornada do Herói, Arquétipos e Símbolos e Práticas Bioxamânicas – Despertar das Capacidades Interiores.

Coordenação: Estela Gomes.
Vagas: 40 (haverá seleção)
Público com Pré-Requisito: dirigido às pessoas que já fizeram o curso "Danças Circulares e Sabedoria dos Povos" na UMAPAZ com Estela e Samuel (turmas 2010, 2011, 2012, 2013, 2015 ou 2016).

Dias: 25 de agosto de 2017; 1, 15, 22 e 29 de setembro de 2017, sextas-feiras.
Horário: das 9h às 12h.
 

Local: Sede da UMAPAZ – Parque Ibirapuera. Av. Quarto Centenário, 1268.
Pedestres: Portão 7A.
Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul).

Inscrições encerradas.

Qualquer alteração na atividade será informada via e-mail aos inscritos.

 


» Clique aqui e veja todas as atividades da UMAPAZ

 

Como chegar na UMAPAZ: