Curso: Ensinamentos sobre Ecologia Profunda do Ser - Mecanismos de transformação do Ser em conexão com a Natureza. Mindfulness em Ação, Comunidade saudável e O Caminho da Ciência Contemplativa

Integrado ao Programa “Meio Ambiente e Espiritualidade”



 

O que é e onde está o nosso lar? Quem é nossa família? Como podemos viver bem juntos? Essas são as questões da ecologia profunda. Enquanto Budista contemplativo, com um interesse ao longo da vida pela biologia e pela ciência contemplativa, acredito que precisamos ir além de um entendimento da ecologia como sendo meramente o estudo de objetos inter-relacionados dinamicamente, para chegar a experienciar o mundo vivo em sua integralidade, ou o que o teólogo Thomas Berry chamou de “uma comunhão de sujeitos”.

Estamos, cada um de nós, entrelaçados profunda e intimamente com todos demais. O que você faz me afeta. O que eu faço lhe afeta. O que fazemos juntos afeta todas as outras criaturas. O que espécies não humanas fazem afeta os humanos.

Tenho o prazer de poder visitar São Paulo e ter a oportunidade de me interconectar com pessoas que partilham desses valores e estão preparados para debater esses enigmas. Como poderíamos fazer isso?

Encorajando a Pergunta
construindo atmosferas de aprendizagem
honrando a inteligência um do outro
olhando profundamente a fim de compreender
ouvindo com todo o meu ser
O todo eu presente com e para o todo de você
uma continuidade de afeto e questionamento -
essa é uma oferta significativa para o mundo.

Cronograma:

» Mindfulness e Ecologia Profunda

Dias: 11, 12 e 13 de julho de 2017
Horário: das 9h às 12h

A prática madura de Mindfulness é muito mais do que sentar-se em meditação tranquila. É preciso torná-la viva e que ela encoraje uma vida ativa de “exploração experiencial, engajada e sensível”. A partir de uma perspectiva evolucionária, poderia se dizer que nascemos para fazer isso. Nossa experiência contínua é, e sempre tem sido, integral e radicalmente (na raiz) inclusiva. Afinal, fazer qualquer coisa do zero requer a colaboração de todo um universo em evolução. Para ilustrar a questão mais a fundo, considere o que está acontecendo nesse momento enquanto lê essas palavras. Você é uma metamorfose de processos fisiológicos e mentais, qual um espelho, cada processo refletindo o outro. Sua postura, respiração, função metabólica e neural assim como o seu pensar, refletir, avaliar, lembrar e até os seus momentos de divagação da atenção; os sons dos pássaros lá fora e o tráfego nas ruas, na verdade tudo o que compõe o mundo dentro de você e à sua volta; todos esses processos estão replicando, com e para todos os demais. Tudo está mutuamente gerando forma. Sua experiência vivida em andamento, seu “estar sendo” em curso agora, é a soma de todo um universo de experiências numa dança de transformação contínua. Você não é composto de pedaços fundamentalmente separados com brechas entre os pedaços. Não existem “brechas” entre essas coisas. O processo contínuo do viver que nos compõe é um todo ininterrupto com começos e fins e bordas externas e internas unicamente arbitrários. O questionamento amigável, mindfulness e amor, essas são as habilidades e qualidades que precisamos para explorar esse mistério em desdobramento que somos nós.

» Mindfulness e o Viver Compassivo

Dias: 11, 13 e 14 de julho de 2017
Horário: das 19h30 às 21h

Dizer que estamos vivendo em tempos desafiadores soa um tanto banal. Conflitos estão ocorrendo em todos os âmbitos. Políticos, econômicos, sociais, familiares; nos campos da educação, da ética, da ecologia, das artes e do ativismo ambiental. Mesmo assim, mais profundo que tudo isso, encontramos um fundamento de colaboração. Nessas três aulas noturnas Tarchin fará a ligação entre Mindfulness/Atenção Plena e o viver compassivo. Como podemos viver bem juntos? O que cada um pode fazer na prática para elevar nossas comunidades e o mundo no qual compartilhamos?

»Caminhando em Sabedoria

Dia: 15 de julho de 2017
Horários: das 9h às 12h e 15h às 17h

A Meditação Caminhando pode ser vista como um modelo da jornada que empreendemos através da vida. Podemos andar por aí perdidos em padrões negativos de pensamento. Nos apressamos, sem consciência do fato de que estamos afetando as vidas de incontáveis outros seres em uma miríade de dimensões. Por outro lado, podemos caminhar pela vida com uma vívida curiosidade que vai livremente de encontro a tudo e a todos que aparecem no caminho.
Podemos caminhar com compaixão e cuidado - uma irradiação de beleza e bem-estar brotan-do a cada passo. Neste workshop de um dia, Tarchin irá apresentar alguns dos temas e exercícios que ele descreve em seu livro “Caminhando em Sabedoria”.

Referências
LIVROS: http://greendharmatreasury.org/resources/books
DVDs: http://greendharmatreasury.org/resources/dvds
WEBSITES: http://greendharmatreasury.org/resources/websites

Facilitador: Lama TARCHIN HEARN - começou seus estudos em 1967, na Universidade Fraser, em Vancouver. Abandonou a universidade com o objetivo de procurar uma educação mais significativa através de viagens e experienciando outras culturas pelo mundo.
Sob a orientação de Namgyal Rinpoche, Tarchin, junto de outros estudantes do Dharma, explorou as escolas Theravada, Mahayana e Vajrayana de budismo, assim como vertentes do misticismo cristão, psicologia e psicoterapia, vários tipos de terapia de consciência corporal, história, arte e ciência natural. Aos 24 anos, ele recebeu a ordenação como noviço na tradição Karma Kagyu do Budismo Tibetano.
Ensinamentos e práticas de meditação geralmente aconteciam ao ar livre; em desertos, florestas, matas tropicais, prados montanhosos, zonas de maré e ilhas de coral. Tarchin começou a integrar estes estudos ecológicos com o tradicional Buddhadharma.
Ao longo dos anos, Tarchin escreveu vários livros, livretos, artigos e textos, assim como cadernos de poesia e inspirações de suas contínuas contemplações pessoais. Muito desse material está disponível no Green Dharma Treasury e pela Wangapeka Books. No Brasil, os livros estão em processo de tradução e publicação pela Assertiva Mindfulness Editora (AME).
A UMAPAZ com grande alegria acolhe o Lama Tarchin Hearn oportunizando aos cidadãos de
São Paulo ensinamentos que acessem a busca de uma base de força interna e transformado-ra, evoluindo como ser individual e coletivo, atuante no melhoramento do meio em que vive ,em todas as suas infinitas manifestações.

Coordenação: André Luiz de Alcantara e Eliane Bosio

Vagas: 150
Público: pessoas interessadas


Local: Sede da UMAPAZ – Parque Ibirapuera. Av. Quarto Centenário, 1268.
Pedestres: Portão 7A.
Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul).

Inscrições encerradas.

Qualquer alteração na atividade será informada via e-mail aos inscritos.

 


» Clique aqui e veja todas as atividades da UMAPAZ

 

Como chegar na UMAPAZ: