O Brincar vem sendo reconhecido como atividade indispensável ao desenvolvimento de potencialidades humanas relacionadas a aspectos cognitivos e afetivo-emocionais, sociais e culturais, para todas as idades.
O Dia Mundial do Brincar foi instituído em 28/05/1999, na 8ª Conferência Internacional de Brinquedotecas da ITLA - International Toy Library Association, em Tóquio, para chamar a atenção de todos os atores para esse direito das crianças, tão esquecido por parte dos adultos. Sua mentora, Freda Kim, propôs a comemoração sempre no dia 28 de Maio, data de fundação da ITLA.
Desde então o Dia Internacional do Brincar é comemorado anualmente pelas entidades filiadas à ITLA (International Toy Libraries Association), como é o caso da Associação Brasileira de Brinquedotecas – ABBri, e muitas outras organizações com foco na infância.
O objetivo desta festa mundial é afirmar o direito de brincar, em consonância com o Artigo 31 da Convenção dos Direitos da Criança, que reconhece o direito de cada criança ao descanso, lazer, jogos, atividades recreativas e livres e plena participação na vida cultural e artística.
O espírito desse dia se apoia nos princípios de:
• Gratuidade: a participação no Dia do Brincar é gratuita para todos.
• Brincar para todos: nessa Festa se reúnem pessoas de diferentes idades e culturas.
• Brincar em todas as suas formas: promove-se a brincadeira em todas as suas formas: brincadeiras tradicionais, em espaço livre, jogos coletivos, brinquedos.
• Brincar em qualquer lugar: durante um dia, tomemos um momento para brincar! Na rua, em casa, entre amigos, colegas ou em família, a finalidade é redescobrir a importância e os benefícios do jogo.
• Iniciativas que se relacionam com o brincar: exposições, debates, oficinas.
O tema geral proposto pela ITLA para o Dia Mundial do Brincar 2017 é o Brincar Sustentável. De acordo com esta temática, o presente projeto propõe para esta comemoração um enfoque de educação lúdica e ambiental, dirigida a professores, por meio de oficinas e debates.
Objetivos:
1 – Conscientizar e mobilizar professores em relação ao valor do brincar, do brinquedo e da brincadeira como fontes de relação significativa do adulto e da criança com a Natureza.
2 – Ampliar ferramentas para a mediação de atividades lúdicas e artísticas que empreguem elementos naturais ou recicláveis.
Serão oferecidas ao publico visitante: oficinas lúdicas interativas de arte e criatividade com material natural, confecção de ecobrinquedos e ecojogos, vivências com jogos e brincadeiras.
Executores: ABBri; Ecobrinquedoteca do Parque – Campinas ; Mitra Oficina de Criação
Vagas: 50
Público: professores de Educação Infantil e de Ensino Fundamental nível I da rede municipal de ensino de São Paulo.
Dia: 06 de junho de 2017, terça-feira
Horário: das 9h30 às 15h
Intervalo: das 12h às 12h40 - lanche comunitário
Local: Sede da UMAPAZ – Parque Ibirapuera. Av. Quarto Centenário, 1268.
Pedestres: Portão 7A.
Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul).
Inscrições: aqui
Qualquer alteração na atividade será informada via e-mail aos inscritos.
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