Ciclo de palestras: A Biodiversidade Brasileira – Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, Amazônia e Pantanal

Público-alvo: Pessoas que tenham interesse pelo tema, de qualquer nível de escolaridade.

Esta atividade está validada pela Secretaria Municipal de Gestão - SMG, sob número 124/07. 
Servirá como promoção para os seguintes carreiras de funcionários da Prefeitura do Município de São Paulo:

ESP DESENVOLVIMENTO URBANO (NÍVEIS I, II E III)
ESP EM MEIO AMBIENTE (NÍVEIS I, II E III)
ANALISTA PLANEJAMENTO DESENV ORGANIZACIONAL (NÍVEIS I, II, III E IV)
ANALISTA DE ORDENAMENTO TERRITORIAL (NÍVEIS I, II, III E IV)
ANALISTA DE MEIO AMBIENTE (NÍVEIS I, II, III E IV)
ANALISTA
PROFISSIONAL ENG, ARQ, AGRONOMIA,GEOLOGIA (NÍVEIS I, II, III E IV)
ARQUITETO (CLASSES I E II)
ENGENHEIRO (CLASSES I E II)
ENGENHEIRO AGRÔNOMO (CLASSES I E II)
GEÓLOGO (CLASSE I)
SOCIÓLOGO (CLASSES I E II)

 

1º Dia – 13 de Junho - (terça-feira) - Mata Atlântica
Serão apresentados os desafios e as oportunidades para conservação da biodiversidade da Mata Atlântica

Palestrante: Daniel Arrifano Venturi - Gestor Ambiental. Analista de conservação do Programa Mata Atlântica. Local de trabalho: WWF - Brasil

 

2º Dia – 19 de Junho - (segunda-feira) - Cerrado
» Das 14h às 16h - Apresentação do Cerrado, com suas variações fisionômicas e biodiversidade. Condições em que esse ecossistema ocorre e os fatores que o mantém desde sua origem até os dias de hoje. A finalização da palestra será sobre a conservação dos cerrados, ressaltando os principais impactos e ameaças.

Palestrante: Vânia Regina Pivello – Graduação em Ciências Biológicas (USP - São Paulo). Mestrado em Ecologia de Ecossistemas (USP - São Paulo). Doutorado em Ecologia Aplicada (Universidade de Londres, Inglaterra). Livre-Docência em Ecologia (USP - São Paulo). Local de trabalho - Universidade de São Paulo, Departamento de Ecologia.

» Das 16h às 17h - Testemunhos da flora de cerrado no município de São Paulo: tipos de fontes documentais para análise; tipos de campo ocorrentes no município e suas diferenças; ações da Prefeitura para conservação desta vegetação; algumas espécies características de cerrado ocorrentes no município.

Palestrante: Ricardo José Francischetti Garcia - Biólogo. Especialista em Educação Ambiental pela USP, Mestre e Doutor em Botânica pela USP.
Local de trabalho - Atua na Prefeitura do Município de São Paulo desde 1986, nas áreas de Educação Ambiental e Botânica. Curador do Herbário Municipal (DEPAVE-81).

 

3º Dia – 27 de Junho - (terça-feira) - Caatinga
A caatinga, junto com a Mata Atlântica, forma o conjunto de biomas exclusivos do território brasileiro. A caatinga, foco desse encontro compreende nove estados da região nordeste do país. Caracterizada por clima semiárido, período anual longo de seca, baixo nível pluviométrico e solos rasos e pouco permeáveis. No entanto, trata-se de um ambiente extremamente rico, tanto em biodiversidade, quanto em paisagens e é essa riqueza que será observada e discutida nesse encontro.

Palestrante: Raimundo Novaes Alencar Júnior - Formação: Biólogo - Centro Universitário FIEO
Mestre em Ciências - Etologia - Universidade de São Paulo. Prof. de Biologia - colégio Elias Zarzur. Prof. Educação Ambiental e Metodologia de Pesquisa - IEDEP (Instituto de Educação e Especialização Profissional).

 

4º Dia – 4 de Julho - (terça-feira) - Amazônia
Geologia e evolução da bacia amazônica; expedições naturalistas e início dos estudos da fauna e flora amazônica; diversidade de hábitats; padrões de distribuição e processos de diversificação; centros de endemismo e blocos de especiação; desmatamento, hidrelétricas e a conservação no século XXI.

Palestrante: Thiago Vernaschi Vieira Costa - Biólogo, formado pela UNESP Bauru. Mestrado em zoologia pela UNESP Botucatu. Doutorado em zoologia pela USP. Foi bolsista do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), em Manaus, por cinco anos e tem mais de 10 anos de experiência com biogeografia de aves Amazônicas. Local de Trabalho: Seção de Aves, Museu de Zoologia da USP.

 

5º Dia – 11 de Julho - (terça-feira) - Pantanal
Os pantanais do centro oeste do Brasil são considerados sistemas complexos e de grande vulnerabilidade. Nesta apresentação serão abordados aspectos biogeográficos desta complexidade e as ameaças recentes à sua conservação.

Palestrante: Sueli Ângelo Furlan - Bióloga e Geógrafa – USP. Biogeógrafa e especialista em planejamento da paisagem. Mestre e Doutora em Geografia Física pela Universidade de São Paulo. Local de trabalho: Departamento de Geografia - FFLCH-USP

 

Os certificados serão concedidos apenas aos participantes que tiverem:

1) No mínimo, 75% de presença no evento e
2) No mínimo, sete (7,0) no trabalho final.
 

Coordenação: Ruth Weg

Vagas: 80 (40 funcionários públicos da Prefeitura do Município de São Paulo e 40 para o público em geral).

Dias: 13, 19 e 27 de junho; 04 e 11 de julho de 2017 (terças-feiras, exceto dia 19 de junho que será segunda-feira)
Horário: das 14h às 17h
Local: Sede da UMAPAZ – Parque Ibirapuera. Av. Quarto Centenário, 1268.
Pedestres: Portão 7A.
Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul).

Inscrições encerradas.

Qualquer alteração na atividade será informada via e-mail aos inscritos.

 


» Clique aqui e veja todas as atividades da UMAPAZ

 

Como chegar na UMAPAZ: