Curso: Educação Ambiental com Tai Chi

 O curso visa articular o Tai Chi Pai Lin como prática milenar de união e equilíbrio do homem com a Natureza, com os temas da Educação Ambiental e os valores da Cultura de Paz, em vivências e palestras.
Será enfocado o conhecimento milenar dos sábios taoístas sobre a relação do ser humano com a Natureza e as práticas de Tai Chi elaboradas para promover esse equilíbrio micro macrocósmico que podem ser considerados recursos de fundamental importância nas ações sobre sustentabilidade e qualidade de vida. Serão abordados esses aspectos integrados com os temas de Educação Ambiental.
Consideramos que a Natureza não é algo que está fora de nós. Como todos os seres vivos, fazemos parte de um todo com o qual nos relacionamos de muitas maneiras. Quando falamos de Ecologia, falamos de várias dimensões presentes e interação constante.
O objetivo é estimular o respeito à vida, ao meio ambiente e à cultura de paz, através de práticas cotidianas de autocuidado e de preservação da natureza.

Conteúdo Programático

Vitor e equipe da Escola Municipal de Jardinagem (primeira parte da aula – das 9h às 10h15)
Maria Cristina Leite – (segunda parte – das 10h30 às 12h30)

Cronograma:

8 de maio
» Leitura do meio: Fazer estudo do meio ambiente natural, a partir da morfologia das plantas, observando tamanho de copas, tipos de raízes, folhas, época de floração etc.
» A integração do homem com a Natureza – prática da respiração; A importância do Sol para a Vida: “Conhecendo o Sol interior” e prática de ligação com o Sol.

15 de maio
» Árvores: Conhecer algumas árvores que são significativas no parque pela beleza, pela raridade, historia etc. e apresentar seus aspectos botânicos.
» Lições da Árvore: “O homem é uma árvore” e prática de abraçar a árvore.

22 de maio

» Fauna: Observar as interações da fauna do parque com a vegetação e os jardins; conhecer um pouco da biologia desses animais.
» “A energia vital” e treinamentos de energia (nove dobras).

29 de maio
» Esculturas: Visita a algumas esculturas do parque, conhecer seus autores e sua estória.
» “A terra é nosso centro”: exercícios dos balanços e das palmadas do Tai Chi.

5 de junho

» Lagos: Aula sobre ecossistemas aquáticos, conhecer os lagos do parque Ibirapuera.
» “A energia vital” e treinamentos de energia (nove dobras); Água para manter a vida: “Água sagrada” e prática de geração de saliva.

12 de junho
» Educação Ambiental/Cultura de Paz/Práticas integrativas: roda de conversa final, avaliações, encaminhamentos (Vitor/Suely/Cristina) Roda de conversa sobre saúde e meio ambiente, o que pode ser ensinado pelas plantas e pelas práticas integrativas – Tai Chi como prática de sabedoria e conexão com a Natureza.
Valores da Cultura de Paz: “Equilíbrio é paz” e prática do abraço do Tai Chi.


Facilitação:
Maria Cristina Leite, instrutora de Tai Chi Pai Lin com formação e aprofundamento com Jerusha Chang e formação em Tui-Na com Mestre Liu Pai Lin.
Vitor Lucato, biólogo e ecólogo, pós-graduado em Gestão Ambiental; compõe a equipe técnica da UMAPAZ onde atualmente coordena a Escola de Jardinagem. Professor dos cursos do Instituto de Botânica na área da jardinagem.
Coordenação: Suely Feldman Bassi.

Vagas: 50

Público: O curso é oferecido a todos os interessados no tema.

Dias: 8, 15, 22, 29 de maio e 5, 12 de junho de 2017, segundas-feiras
Horário: das 9h às 12h30
Local: Sede da UMAPAZ – Parque Ibirapuera. Av. Quarto Centenário, 1268.
Pedestres: Portão 7A.
Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul).

 

Inscrições encerradas.

Qualquer alteração na atividade será informada via e-mail aos inscritos.

 


» Clique aqui e veja todas as atividades da UMAPAZ

 

Como chegar na UMAPAZ: