PROGRAMA FERRAMENTAS DE GESTÃO DA QUALIDADE - FGQuali - MÓDULO 1: HISTÓRICO E METODOLOGIAS PRINCIPAIS

Atenção: este módulo é uma atualização do curso Ferramentas da qualidade aplicadas à gestão pública. O conteúdo dos dois cursos são similares, portanto, concluintes do mais antigo poderão realizar a sequência deste programa.

Mais do que apresentar as ferramentas, é fundamental disseminar a cultura da qualidade no funcionalismo público e engajá-lo no compromisso de bem servir os cidadãos. Por isso, este curso é endereçado não apenas aos chefes, mas a todo membro de equipe de trabalho que atua na cadeia de produção de bens, serviços e políticas públicas.

OBJETIVOS
Disseminar a cultura da qualidade entre os servidores públicos ao apresentar, contextualizar, discutir e adaptar as ferramentas de gestão da qualidade no setor público.

CONTEÚDO
Contextualização: abordagem inicial do conceito de gestão da qualidade para análise, identificação e solução de problemas de gestão, por intermédio de ferramentas da qualidade como fluxograma;
Diagrama de Pareto;
Diagrama de Ishikawa;
Folha de verificação;
Histograma; diagrama de dispersão;
Cartas de controle;
Brainstorming;
Ciclo PDCA;
5W2Hs;
Cronograma;
Matriz de gestão do tempo;
Análise SWOT/ FOFA, etc.

PÚBLICO-ALVO
Agentes públicos. Prioritariamente, gestores(as) e atendentes públicos que atuem com sistematização e análise de dados para tomada de decisão; demais profissionais que atuem em grupos ou equipes.

METODOLOGIA
Exposição dialogada.

CARGA HORÁRIA
8 horas

AVALIAÇÃO
Discente: Frequência 100%
Docente: Questionário padrão EMASP