FERRAMENTAS DA QUALIDADE APLICADAS À GESTÃO PÚBLICA

Mais do que apresentar as ferramentas, é fundamental disseminar a cultura da qualidade no funcionalismo público, e engajá-lo no compromisso de servir bem os cidadãos.

OBJETIVOS
Disseminar a cultura da qualidade entre os servidores municipais ao apresentar, contextualizar, discutir e adaptar as ferramentas de gestão da qualidade no setor público.

CONTEÚDO
Introdução ao conceito de Gestão da Qualidade;
Ferramentas da Qualidade: fluxograma, diagrama de pareto, diagrama de ishikawa, folha de verificação, histograma, diagrama de dispersão, cartas de controle; brainstorming, ciclo PDCA, 5W2HS, cronograma, matriz de gestão do tempo, análise Swot/Fofa, 5 esses;
Discussão: por que perseguir a qualidade no serviço público?

PÚBLICO-ALVO
Agentes públicos que atuem na cadeia de produção de bens e serviços e na elaboração de políticas públicas. Obs.: servidores(as) de carreiras de nível Básico não pontuam nesta capacitação.

METODOLOGIA
Exposição dialogada com apoio de exercícios práticos.

CARGA HORÁRIA
8 horas

AVALIAÇÃO
Discente: Frequência 100% e conceito mínimo BOM
Docente: Questionário padrão EMASP