Senadores franceses conhecem o CRAI durante visita a São Paulo

 

 

De passagem por São Paulo durante visita ao Brasil, três senadores franceses visitaram o Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes (CRAI), equipamento da Coordenação de Políticas para Imigrantes e Trabalho Decente da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania.

Os senadores pertencem ao Grupo de Amizade França-Brasil, de intercâmbio entre os senados dos dois países. Fazem parte da delegação os senadores franceses Laurence Cohen, Georges Patien e Louis Jean de Nicolay, acompanhados do cônsul da França em São Paulo, Brienc Pont, e do cônsul adjunto, Nicolas Laitselart. A delegação contou ainda com a participação da assessora Caroline Bachschimidt.

Eles foram recebidos pela secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania Eloisa Arruda, pela coordenadora de Políticas para Imigrantes e Trabalho Decente, Andrea Zamur, e pela coordenadora do CRAI, Sávia Cordeiro.

Localizado no Bairro da Bela Vista, região central da cidade, o CRAI (administrado pelo Sefras – organização não governamental ligada à Igreja Católica e conveniada à SMDHC) presta atendimento jurídico, socioassistencial, promove oficinas e cursos, faz intermediação de emprego e oferece, entre outros serviços, auxílio na regulamentação de documentos.

Portas Abertas

Outro serviço prestado aos imigrantes no município é o Programa Portas Abertas, da Prefeitura Municipal de São Paulo. A secretária Eloisa Arruda explicou aos senadores a dinâmica do programa, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, oferecendo cursos de Português para imigrantes na rede escolar municipal.

Em 2017, o curso estava disponível em nove escolas municipais e contava com a participação de 350 imigrantes. Este ano, o número de escolas subiu para 13 e o número de alunos passou a 650. Segundo Andrea Zamur, a UNESCO – agência da ONU para Educação, Cultural e Ciência – mostrou interesse pelo método.


Serviço
CRAI – Centro de Referência e Atendimento a Imigrantes
Rua Major Diogo, 834, Bela Vista, centro
Horário: das 9h às 17h