Ministro dos Negócios Estrangeiros da Nigéria visita São Paulo

 

A Prefeitura de São Paulo recebeu nesta quinta-feira (14) a visita de Geoffrey Onyeama, Ministro dos Negócios Estrangeiros da Nigéria. Acompanhado de Godwin C. Ugwu-Ojobe, Ministro Conselheiro, e Christopher Okeke, embaixador da Nigéria no Brasil, a comitiva foi recebida pelo secretário adjunto de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo, Embaixador Afonso Massot, pela secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Eloisa Arruda, e pelo secretário municipal de Cultura, André Sturm.

A conversa tratou de múltiplos temas, como os desafios da globalização, multiculturalismo e qual direção os países devem seguir no século XXI – ao que o Ministro afirmou que “Brasil e Nigéria pensam e atuam da mesma maneira”. Ao tratarem de possíveis cooperações entre cidades, a secretária Eloisa Arruda destacou as atividades das Coordenações de Políticas para Imigrantes (incluindo o atendimento prestado no Centro de Referência e Atendimento ao Imigrante – CRAI) e de Promoção da Igualdade Racial; Geoffrey Onyeama afirmou haver um grande interesse em apoiar qualquer iniciativa que proteja e ajude nigerianos ao redor do mundo – com cerca de 200 milhões de habitantes, a Nigéria é o país que concentra o maior número de africanos no continente.

Foi ainda avaliada a possibilidade de intercâmbio de artes e espetáculos culturais, bem como outras iniciativas. Participaram ainda da visita Ricardo Guerra de Araújo, embaixador brasileiro na Nigéria, e José Joaquim Gomes da Costa Filho, secretário da Divisão África do Palácio do Itamaraty, do Governo Federal.