Secretaria apoia 4ª edição da Copa dos Refugiados, em São Paulo

 

Foi realizada nesta sexta-feira (15), em São Paulo, a abertura da quarta edição da Copa dos Refugiados. O campeonato, que reúne cerca de 250 jogadores de futebol divididos em 16 seleções esportivas, conta com o apoio das secretarias municipais de Direitos Humanos e Cidadania, de Esportes e Lazer e das Relações Internacionais. A secretária Eloisa Arruda participou da solenidade de abertura.

“Foi um prazer testemunhar a união de esforços para que esta Copa se concretizasse, união que deve estar presente em qualquer situação de refúgio – seja no Brasil, seja no mundo. Estamos testemunhando o maior fluxo de refugiados desde a segunda guerra mundial, situação que vai mudar o cenário global. Por isso é nosso dever colocar à disposição todos os esforços para acolher esses irmãos refugiados, fazendo com que possam se sentir integrados e seguros em uma nova casa”, afirmou a secretária.

A Copa é realizada pela organização não governamental África do Coração, em parceria com a Agência da ONU para Refugiados (Acnur), Cáritas Arquidiocesana de São Paulo, SESC-SP e o patrocínio das empresas Netshoes e Sodexo. Participam da 4ª Copa dos Refugiados equipes dos países Angola, Benin, Camarões, Colômbia, Gâmbia, Gana, Guiné Bissau, Guine Conacri, Iraque, Mali, Marrocos, Nigéria, República Democrática do Congo, Síria, Tanzânia e Togo.