Peça sobre refugiados passará por três teatros de São Paulo

Montado em diversos países, a obra critica a falta de uma política mundial de refugiados

A dramaturgia da obra é construída a partir do depoimento de cinco refugiados (Foto: Divulgação/ Henrique Oda)

Na última sexta-feira (1º/07) a peça BARULHO D’ÁGUA estreou no Teatro João Caetano. O espetáculo tem como eixo central o depoimento de cinco refugiados, que foram colhidos pelo dramaturgo Marco Martinelli na Ilha de Lampedusa, região da Sicília (Itália). O texto original é um monólogo, onde um general conta a história dos refugiados, mas, na versão brasileira, a diretora Carina Casuscelli resolveu dar vida aos relatos.

A versão brasileira nasceu do encontro dos artistas Carina Casuscelli (tradução e direção) e Lenerson Polonini (provocação e iluminação), fundadores da Companhia Nova de Teatro, com o dramaturgo italiano Marco Martinelli. As apresentações acontecem em três teatros da capital paulista: Teatro João Caetano, Teatro Cacilda Becker e Teatro Alfredo Mesquita, sempre com ingressos gratuitos.

A Coordenação de Políticas para Migrantes da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) apoia a divulgação do projeto. A peça traz no elenco os atores Alexandre Rodrigues, do filme Cidade de Deus, Vicente Latorre e Rosa Freitas, além do bailarino e instrumentista colombiano Omar Jimenez. O espetáculo conta ainda com trilha do músico experimental Wilson Sukorski, provocações de Lenerson Polonini e vídeo-projeções de Alexandre Ferraz.

Serviço
GRÁTIS – Ingressos distribuídos uma hora antes de cada apresentação.
Duração: 50 minutos
Classificação Livre

1º a 24 de julho
TEATRO JOÃO CAETANO – Rua Borges Lagoa, 650 – Vila Clementino. Telefone: (11) 5573-3774. Bilheteria abre uma hora antes do início de cada apresentação. Acesso para pessoas com deficiência . Capacidade – 436 lugares.

29 de julho a 7 de agosto
TEATRO CACILDA BECKER – Rua Tito 295 – Lapa. Telefone: (11) 3864-4513. Bilheteria abre uma hora antes do início de cada apresentação. Acesso para deficientes físicos. Capacidade – 198 lugares.

12 a 21 de agosto
TEATRO ALFREDO MESQUITA – Avenida Santos Dumont, 1770 – Santana. Telefone – (11) 2221-3657. Bilheteria abre uma hora antes do início de cada apresentação. Acesso para deficientes físicos. Capacidade – 198 lugares. Estacionamento no local.