Começa em São Paulo a terceira edição da Copa dos Refugiados

Participam do torneio, 27 países de quatro continentes

Sorteio dos times que jogarão na primeira rodada da Copa / Divulgação

Nos dias 10, 16 e 17 de Julho, serão iniciados os jogos da 3ª Copa dos Refugiados, que será celebrada nos campos de futebol do SESC Itaquera, na zona leste da capital. Promovida pelos próprios refugiados, a Copa conta com o apoio das secretarias municipais de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) e de Esporte e Lazer (SEME), além do Alto Comissário da ONU para Refugiados (Acnur), da Caritas Arquidiocesana de São Paulo e da Missão Paz.

A abertura oficial da Copa ocorreu no último sábado (4), no próprio SESC, onde ocorreram os sorteios que definiram os primeiros times a entrar em campo a partir do dia 10. A cerimônia foi marcada também pela presença de dois times brasileiros, que convidados pelo SESC, realizaram um amistoso de abertura.

A coordenadora de Políticas para Migrantes, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo destacou a importancia de eventos como esse, que visam não somente a integração, mas também a inclusão dos refugiados. “O evento é uma importante iniciativa que dá visibilidade à temática e à presença de refugiados na cidade de São Paulo por meio de uma ação esportiva e de lazer que tem o potencial de fortalecer a integração entre os próprios refugiados e também com os brasileiros”, afirmou.

A primeira edição da Copa dos Refugiados ocorreu em 2014 e contou com a presença de 16 países, sendo a Nigéria campeã. Já em 2015, foram 19 países convidados, com Camarões no primeiro lugar. A edição deste ano conta com 27 países, sendo a maioria deles da África e do Oriente Médio.

Os jogos ocorrerão das 10h às 16h30 no SESC Itaquera e terão entrada gratuita.