Cultura de Direitos Humanos

 A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), por meio da Coordenação de Educação em Direitos Humanos, tem como finalidade construir uma cultura sólida de direitos humanos e cidadania na cidade de São Paulo e desenvolver políticas públicas de Educação em Direitos Humanos, com vistas ao respeito à dignidade de todas as pessoas.

A cultura e a arte são caminhos para difusão desses direitos e estão asseguradas na Declaração Universal dos Direitos Humanos (artigo 27, parágrafo 1): “Toda pessoa tem o direito de participar livremente da vida cultural da comunidade, de fruir as artes e de participar do processo científico e de seus benefícios.”

Neste campo, a SMDHC organiza anualmente o Festival de Curtas-Metragens de Direitos Humanos Entretodos. Nascido em 2007, sob curadoria de Jorge Grinspum e Manuela Sobral, o Entretodos é realizado em parceria com a SMDHC desde 2013.

O Entretodos destaca temas relativos aos direitos humanos e busca promover a cultura de paz e princípios democráticos por meio da linguagem cinematográfica. A diversidade de linguagens, gêneros e narrativas contempladas pelo festival enriquecem ainda mais o debate de forma lúdica, poética e participativa.

Por meio do festival, a Coordenação de Educação em Direitos Humanos tem realizado também um trabalho de formação de educadores da Rede Municipal de Ensino, aproximando o audiovisual das escolas, estimulando a tanto a apreciação quanto iniciativas para produção de vídeos entre docentes, discentes e comunidade.

Os filmes selecionados são exibidos gratuitamente em cinemas, CEUs, escolas públicas, cineclubes e espaços comunitários do centro e da periferia. O festival conta ainda com uma Mostra Competitiva, que premia as melhores produções, sejam elas amadoras ou profissionais, em sete categorias:

Melhor Curta-Metragem, indicado pelo Público;
Melhor Curta-Metragem Nacional, indicado pelo Júri Oficial;
Melhor Curta-Metragem Estrangeiro, indicado pelo Júri Oficial;
Melhor-Direção, indicado pelo Júri Oficial;
Educação em Direi­tos Humanos, indicado pelo Júri Oficial;
Prêmio Temático, indicado pelo Júri Oficial
Melhor Curta da Mostra Online, indicado pelo Público;

O Festival já está na sua 9ª Edição e, neste ano (2016), o tema escolhido para o Prêmio Temático é “Refúgios e Mudan­ças”. Na edição anterior, de 2015, o tema escolhido foi “Cidade Educadora”. O Entretodos tem apoio da Spcine e das secretarias municipais de Cultura (SMC) e de Educação (SME) da Prefeitura de São Paulo.