EDH na rede municipal de ensino

Uma das metas da Coordenação de Educação em Direitos Humanos é implementar a educação em direitos humanos (EDH) na rede municipal de educação.

As estratégias para atingir esta meta incluem a formação continuada de 6.000 educadores, a produção e distribuição de materiais didáticos, a implementação de um prêmio municipal de educação em direitos humanos e a criação de 4 Centros de Educação em Direitos Humanos em CEUs.

Com essas estratégias, pretende-se que as escolas da rede municipal insiram princípios e valores de EDH em seu projeto político-pedagógico e desenvolvam práticas de valorização da diversidade, prevenção e combate ao preconceito, à discriminação e à violência, buscando que toda a comunidade escolar seja protagonista do processo de construção de uma cultura de defesa e promoção dos direitos humanos.

A formação dos educadores será oferecida na modalidade educação à distância (EaD), por meio de parceria com o Ministério da Educação e universidades federais. Será feita ampla divulgação em toda a rede municipal e a adesão dos participantes será voluntária. As escolas formarão grupos de trabalho compostos por professores, funcionários e gestores.

Dentre os materiais didáticos previstos, será produzida uma série com três vídeos sobre EDH para serem utilizados em escolas e na televisão, em parceria com produtores especializados. Os vídeos e demais materiais abordarão as diversas formas de discriminação e violência existentes no cotidiano escolar, contribuindo para que os profissionais de educação trabalhem esses temas de forma efetiva.

O Prêmio Municipal de EDH tem como objetivo dar visibilidade e valorizar as iniciativas e boas práticas desenvolvidas na rede. Realizado anualmente, contribuirá para estimular novas iniciativas e disseminar experiências bem sucedidas.

Por fim, com os 4 Centros de Educação em Direitos Humanos em CEUs, serão criados pólos de irradiação de conhecimento, material didático, pesquisa, articulação comunitária e promoção da cultura dos direitos humanos na rede municipal de ensino. Os custos iniciais de implementação e manutenção serão viabilizados por convênio com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, aproveitando-se a infraestrutura já existente nos CEUs.

Para a realização deste processo junto à rede municipal, foi criado o Grupo de Trabalho Intersecretarial Educação em Direitos Humanos (GTI-EDH), composto por SMDHC e Secretaria de Educação, em atividade desde maio deste ano.