Alunos do Programa Aprendizagem visitam a SMDHC e aprendem sobre direitos da juventude

 

 

Nesta quarta-feira (21/03), alunos do Senac Aclimação participaram de uma tarde de aprendizado na Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania. Com jogo de conhecimentos e roda de conversa, elaborados pelo Departamento de Educação em Direitos Humanos e pelas Coordenações de Políticas para Criança e Adolescente e Políticas para Juventude, os jovens de 14 a 24 anos – estudantes do Programa Aprendizagem – tiveram a oportunidade de entender mais sobre as funções da SMDHC, os direitos assegurados à juventude e questões referentes ao ECA.

A iniciativa de visitar a SMDHC partiu dos alunos. Isso porque os estudantes puderam optar por temáticas ligadas a eles, seja pelo trabalho desenvolvido fora da instituição ou por situações pessoais.

De acordo com o professor da turma, Duarte Passos, o conhecimento adquirido no encontro pode auxiliar os jovens em questões discutidas na sala de aula. “Isso aproxima os estudantes dos direitos humanos, já que eles vivem realidades diferentes e precisam saber respeitar a todos, independentemente das divergências”.

A aluna Thalita Dias, responsável pelo contato inicial com a SMDHC, ficou impressionada com a quantidade de assuntos tratados pelas coordenações e pela maneira como os direitos humanos estão inseridos no cotidiano. “Precisamos trabalhar mais estas questões nas escolas porque ainda temos uma visão superficial do assunto”.

Já o estudante Felipe Domingues da Silva se espantou ao descobrir o papel fundamental da sociedade na elaboração de políticas públicas. “Descobrimos que algumas leis são feitas pelo poder público e que outras também podem surgir por meio de manifestações da população”. O jovem também se atentou à discussão sobre a Lei Menino Bernardo (13.010/2014), que assegura às crianças e adolescentes o direito de serem educados e cuidados sem o uso de castigos físicos, tratamentos cruéis ou degradantes, como formas de correção, disciplina, educação ou qualquer outro pretexto.