Festival Entretodos terá mais de 300 exibições de curtas metragens sobre Direitos Humanos – a maioria das exibições ocorre em pontos distantes da região central da cidade de São Paulo

No ano em que a Declaração Universal dos Direitos Humanos completa sete décadas, o Entretodos – Festival de curtas-metragens sobre Direitos Humanos – chega a 11ª edição com a marca de 500 filmes inscritos. O evento acontece de 10 a 15 de setembro, com exibição dos filmes em diversos pontos da cidade de São Paulo – sendo 90% deles na região periférica da capital, além de exibições no interior e litoral do Estado e ainda em Goiás e Pará, simultaneamente. Serão mais de 300 exibições, todas com entrada gratuita.

Com o olhar voltado para filmes nacionais e estrangeiros que se propõem a difundir a temática dos direitos humanos e o audiovisual, os curadores Jorge Grinspum e Manuela Sobral, juntamente com os co-curadores Antonia Regina Moura e Daniel Grinspum, selecionaram 24 curtas-metragens para a Mostra Competitiva, quatro para a Mostra Infantil e seis para a Mostra Juventude (não competitivas), além de outros seis curtas para a Mostra Online - que poderão ser conferidos e votados pelo site do Entretodos.

Os filmes da Mostra Competitiva vão concorrer a R$ 30 mil reais em prêmios, distribuídos entre cinco curtas escolhidos pelo júri oficial nas categorias: Prêmio Encruzilhada, Prêmio Confessionais, Prêmio O Alheio, Prêmio Na pressão e Prêmio Trajetória; e um curta eleito pelo público por meio de votação em sala durante a semana do Festival. O vencedor de cada modalidade receberá R$ 5 mil reais, podendo ser premiado por ambos os juris. Já o melhor filme da Mostra Online será contemplado com troféu e certificado.

A cada ano é convidado um novo corpo de jurados, pois o Festival busca a representatividade de mentes abertas, olhares críticos e inclusivos. Compõem o Júri de 2018, Flávia Guerra, jornalista e cineasta; Joca Reiners Terron, escritor; Júlia Pascale, arte educadora e atriz; Miriam Biderman, editora de som; Paulo Farah, escritor, tradutor e professor na FFLCH/USP; Rodrigo Souza, produtor e cineasta; e Tuto, roteirista e apresentador de televisão.

Na capital, entre os pontos de exibição do Entretodos11 estão: Aldeia Guarani Tenondê Porã, Auditório da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, BibliASPA, Centro de Acolhida Casa São Lázaro, CEU Pêra Marmelo, Fundação Gol de Letra, Instituto Federal de São Paulo São Miguel Paulista, SESC – Centro de Pesquisa e Formação, além de 16 salas do Circuito Spcine. A programação completa está disponível em www.entretodos.com.br/programação.

O Festival Entretodos é idealizado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, Spcine e Estate Produções.

Abertura e Premiação
O tema dessa edição – “De fora pra dentro” – vai nortear a mesa de abertura marcada para o dia 11 de setembro, às 19h, no CCSP (Centro Cultural São Paulo), com a presença do escritor, tradutor e professor na FFLCH especialista em estudos árabes e africanos, representações, estudos migratórios e de refúgio, Paulo Farah; e do poeta e educador, especialista em planejamento e práticas pedagógicas em diferentes espaços educativos e em educação em direitos humanos, Ruivo Lopes. A mediação será de Leonardo Medeiros – coordenador de comunicação da Conectas.org - organização não governamental voltada para a luta pela igualdade de direitos. O bate-papo será realizado após o coquetel e a exibição dos filmes da categoria “Na pressão”.

No sábado, 15 de setembro, a partir das 18h, a BibliASPA abre as portas para a cerimônia de premiação dos vencedores de todas as categorias, seguida de festa de encerramento. Mais informações no site www.entretodos.com.br.