SMDHC realiza formação para gestores da rede municipal de educação

Educação em Direitos Humanos é pauta de Projetos Político-Pedagógicos de 20 escolas

 As Secretarias Municipais de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) e de Educação (SME), em parceria com o Instituto Vladimir Herzog (IVH), realizaram nos dias 21 e 22 de outubro o curso Respeitar é preciso! A escola como espaço da educação em direitos humanos – Módulo Gestores.

O objetivo principal do curso foi promover a formação dos gestores das 20 unidades educacionais participantes do projeto dos Centros de Educação em Direitos Humanos, oferecendo subsídios para a inserção da Educação em Direitos Humanos (EDH) nos Projetos Político-Pedagógicos de suas escolas, bem como nos processos de gestão participativa.

A metodologia do curso foi participativa e contou com momentos de exposição dialogada, realizada por especialistas, e atividades em grupos com a utilização de vídeos e textos, leituras, debates e produção de planos. O foco das atividades foi a articulação entre as reflexões propostas e a realidade vivida pelos participantes em seu trabalho cotidiano como gestores das escolas.

Alguns dos conteúdos abordados foram: democracia e direitos humanos – uma relação de reciprocidade; direitos humanos e EDH; o convívio escolar como principal fator da EDH na escola; o respeito mútuo como condição para a aprendizagem de valores; e a gestão escolar como forma de criar condições para a realização das propostas da EDH nas escolas.

O resultado dos trabalhos foi a elaboração coletiva de uma proposta para a implementação do projeto dos Centros de Educação em Direitos Humanos nas unidades educacionais participantes, indicando fatores potencialmente facilitadores e possíveis obstáculos, além de estratégias e ações para enfrentar os problemas identificados.

O curso teve 12 horas de duração e contou com a participação de 40 gestores, entre os quais diretores de escola, assistentes de direção e coordenadores pedagógicos; gestores de CEUs e coordenadores de núcleo; bibliotecários; supervisores escolares e representantes das quatro Diretorias Regionais de Educação (DREs) envolvidas com o projeto. Os gestores que obtiveram freqüência de 100% receberão certificados para fins de evolução funcional, de acordo com o Comunicado 1.511, de 22 de setembro de 2014.

O curso integra o conjunto de ações de formação promovidas pela Coordenação de Educação em Direitos Humanos da SMDHC. A elaboração e implementação de material pedagógico temático e a formação de educadores atendem às determinações da Meta 63 do Plano de Metas da Gestão Haddad, que prevê a implementação da educação em direitos humanos na rede municipal de educação.