CEU Casa Blanca inicia atividades do 2º Módulo do curso de formação “Respeitar é preciso!”

Projeto busca fortalecer a reflexão sobre a vivência dos direitos humanos nas escolas. Atividades são voltadas a professores, estudantes e moradores do entorno dos CEDHs

Foram iniciadas, no CEU Casa Blanca, no Campo Limpo, as aulas do Módulo 2 do curso “Respeitar É Preciso! – a escola como espaço da educação em direitos humanos”. O curso terá duração de 12 horas e ocorrerá nos quatro Centros de Educação em Direitos Humanos (CEDHs) da Cidade, instalados nos CEUs Casa Blanca, Jardim Paulistano, Pêra Marmelo e São Rafael. Serão 800 vagas voltadas aos profissionais da educação dos CEDHs e demais interessados da rede municipal ou das comunidades do entorno. As próximas turmas terão suas atividades iniciadas ainda este mês e todas as vagas já estão preenchidas.

Realizado pelas secretarias municipais de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) e de Educação (SME), em parceria com o Instituto Vladimir Herzog, o curso tem como objetivo promover a reflexão sobre a vivência dos Direitos Humanos nas unidades educacionais da rede e sobre as necessidades e possibilidades de atuação para transformá-las em espaços de Educação em Direitos Humanos. Além disso, o curso pretende fornecer subsídios para o processo de elaboração de material pedagógico temático.

Os professores, gestores e funcionários da rede municipal de ensino que participarem terão pontuação para progressão de carreira, de acordo com o comunicado nº 1412, de 26 de agosto de 2014, publicado no Diário Oficial da Cidade. Receberão certificados os participantes que obtiverem frequência de 100% e conceito satisfatório.

O curso integra o conjunto de ações de formação promovidas pela Coordenação de Educação em Direitos Humanos da SMDHC. A elaboração e implementação de material pedagógico temático e a formação de educadores atendem as determinações da Meta 63 do Plano de Metas da Gestão Haddad, que prevê a implementação da educação em direitos humanos na rede municipal de educação.