Conheça os vencedores do Festival ENTRETODOS

Os curtas-metragens eleitos pelo Júri Oficial e pelo público foram anunciados em cerimônia realizada no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, na zona leste da Cidade

Foram revelados na noite de sexta-feira, dia 13, os vencedores da 6ª edição do Festival de Curtas-Metragens em Direitos Humanos ENTRETODOS, em cerimônia realizada no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, na zona leste. 

A cerimônia contou com a presença de membros do Júri Oficial do Festival, como o secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Rogério Sottili; a cineasta Tata Amaral; o chefe do Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação do Instituto de Artes da Unicamp, Paulo César Teles; o professor e pesquisador da USP Marciel Consani; e o diretor de programação do Departamento de Expansão Cultural da Secretaria Municipal de Cultura, Rafael Carvalho; além do curador do ENTRETODOS, Jorge Grinspum.

Neste ano, o prêmio de Melhor Curta-Metragem pela votação do público e também o de Melhor Roteiro ficaram para 'O pacote', de Rafael Aidar. O filme conta a história de Leandro e Jeff, dois jovens que iniciam uma relação afetiva, mas precisam aprender a conviver com o fato de um deles ser HIV positivo.

Já a estatueta de Melhor Curta na opinião do Júri foi para 'A onda traz o vento leva’, de Gabriel Mascaro, documentário marcado pela jornada sensorial de Rodrigo, um jovem com deficiência auditiva que trabalha em uma loja instalando sons em automóveis. Os ruídos, as vibrações e a questão da incomunicabilidade percorrem toda a obra.

Na categoria Melhor Curta Estrangeiro, que estreou neste ano, o vencedor foi 'La stradda di Raffael', de Alessandro Falc. Veja abaixo a relação de todos os ganhadores.

"A 6ª edição do ENTRETODOS trouxe imagens e roteiros sobre direitos humanos que promovem a compreensão sobre o assunto para os mais variados públicos", disse o secretário Rogério Sottili, que recebeu homenagem da organização do Prêmio durante o evento.

O Festival exibiu 32 curtas-metragens selecionados para a mostra competitiva em 45 pontos de cultura e educação espalhados pela Cidade, entre os dias 9 e 13. "Os filmes foram cuidadosamente selecionados para cada local de exposição, observando o perfil do público e a faixa etária", contou o curador Jorge Grinspum.

Selecionados entre 300 inscritos, os trabalhos concorreram em seis categorias: Melhor Curta-Metragem (prêmio do Júri Oficial), Visão Social, Melhor Roteiro, Melhor Curta-Metragem Educativo, Melhor Curta-Metragem Estrangeiro e Melhor Curta-Metragem (prêmio do público).

Para Tata Amaral, a categoria Melhor Curta Educativo é "um "excelente fomento ao aproveitamento de filmes nas escolas".

O ENTRETODOS foi realizado pela Coordenação de Educação em Direitos Humanos da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), com apoio das Secretarias Municipais de Cultura (SMC), Educação (SME) e Coordenação das Subprefeituras (SMSP), e integrou, neste ano, o 1º Festival de Direitos Humanos – Cidadania nas Ruas, organizado pela SMDHC.

 

Confira os vencedores da 6ª edição do ENTRETODOS

- Melhor Curta-Metragem (prêmio do Júri Oficial): ‘A onda traz o vento leva’, de Gabriel Mascaro

- Melhor Curta-Metragem (prêmio do público): ‘O pacote’, de Rafael Aidar

- Melhor Roteiro: ‘O pacote’, de Rafael Aidar

- Melhor Curta-Metragem Estrangeiro: “La stradda di Raffael”, de Alessandro Falco

- Melhor Curta-Metragem Educativo: “100% Boliviano, Mano”, de Alice Riff e Luciano Onça

- Prêmio Visão Social: “Janaína”, de Alice Riff

- Menção Honrosa: “A mão que afaga”, de Gabriela Amaral Almeida

 

Saiba mais sobre o ENTRETODOS no site www.entretodos.com.br

 

Fotos: Paulo Pereira/Estúdio Luzia