Brasil tornou-se afiliado do CICOP – Centro Internacional para a Conservação do Patrimônio - e o presidente honorário é o prof. Dr. José Eduardo de Assis Lefèvre – presidente do Conpresp

Comunicamos a constituição do CICOP Brasil, instituição não governamental, filiada ao CICOP Internacional - Centro Internacional para a Conservação do Patrimônio, que tem sua sede nas Ilhas Canárias e com Instituições afiliadas em diversos países como Espanha, Portugal, Itália, Argentina, Peru, Cuba, Bolívia, Paraguai, Colômbia, Estados Unidos e Grécia.

O objetivo principal do CICOP é a cooperação internacional para a preservação e valorização do Patrimônio físico dos povos. Sua tarefa primordial é a conscientização entre os povos dos valores de seu patrimônio e da herança a transmitir para as gerações futuras. O CICOP estabeleceu convênios com mais de 30 universidades européias e americanas e com diversas organizações governamentais de nível local e nacional.

Sua atuação se concentra na realização de congressos e seminários de caráter internacional, na realização de cursos, na edição de publicações. Sendo uma organização não governamental e desvinculada de grupos econômicos, o CICOP  tem a isenção necessária para organizar debates independentes de interesses alheios à valorização do Patrimônio Cultural.

Para ocupar o cargo de Presidente Honorário do CICOP Brasil, com a incumbência de representá-lo perante outras instituições, bem como presidir o seu Conselho Consultivo e sua Assembléia Geral, foi escolhido o Professor Doutor José Eduardo de Assis Lefèvre, atual Presidente do Conpresp – Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo.

Maiores informações sobre o CICOP podem ser obtidos no portal: www.cicop.com