HISTÓRICO DA BIBLIOTECA CAMILA CERQUEIRA CÉSAR

Inauguracao Biblioteca Camila Cerqueira Cesar
Inauguração da Biblioteca Camila Cerqueira César

As primeiras notícias sobre a criação de uma biblioteca na região do Butantã datam de 1982, quando representantes de entidades, associações de bairro e pessoas da região reuniam-se na Administração Regional periodicamente, com o objetivo de sistematizar um trabalho conjunto, voltado para os interesses da população. A criação de uma biblioteca pública estava entre as prioridades discutidas nessas reuniões e tornou-se realidade em 1988 com a inauguração da Biblioteca Camila Cerqueira César.

A necessidade de divulgar o novo espaço possibilitou um intenso contato com a comunidade desde o primeiro ano de funcionamento da biblioteca. O processo de integração foi rápido, reforçado pelos programas em parceria com a Coordenadoria Regional de Cultura da Zona Oeste. O espaço sempre esteve aberto aos diversos equipamentos da região para divulgação de seus serviços e de seus trabalhos integrados aos objetivos da biblioteca de oferecer acesso à informação e à cultura.

Reforma Biblioteca Camila Cerqueira Cesar

No início de 2015 a biblioteca foi fechada para reforma e, após 27 anos de existência, foi reinaugurada oficialmente no dia 2 de outubro de 2015. As obras contemplaram toda a infraestrutura da edificação, incluindo a substituição de toda a cobertura e forro; novas instalações elétricas; mudança de layout e substituição de todos os pisos e revestimentos, além da acessibilidade total. A área externa também foi redesenhada, tornando-se um espaço de convívio com bancos e mesas e recebeu tratamento paisagístico. O projeto de reforma e qualificação foi assinado pelos arquitetos Larissa Di Ciero Ferradás e Giuliano Rubens Pieri, da área de Gerenciamento Técnico de Obras da Secretaria Municipal de Cultura.

Na sua reinauguração houve um cortejo musical, apresentação teatral e um show de percussão. A biblioteca abrigou durante um mês a exposição “Linhas da Vida”, do Grupo Mãos de Ariadne. A mostra homenageou uma bordadeira talentosa e contou, por meio de suas linhas coloridas e tecidos bordados, a trajetória de um grupo de mulheres que se encontra para bordar.

Em janeiro de 2008, pelo Decreto nº 49.172 passou a denominar-se Biblioteca Pública Camila Cerqueira César e em dezembro de 2016 , pelo Decreto nº 57.528, Biblioteca Pública Municipal Camila Cerqueira César.

Datas e Legislação referentes à biblioteca:
Criação e Denominação: Decreto n.º 25.334, de 11 de fevereiro de 1988 (pdf)
Inauguração: 6 de novembro de 1988

Alteração de denominação: Decreto nº 49.172, de janeiro de 2008 (pdf) e Decreto nº 57.528, de 12 de dezembro de 2016  (pdf)

Transferência para subprefeitura: Decreto nº 42.772 ,de 3 de janeiro de 2003 (pdf)
Criação de SMB: Decreto nº 46.434, de 6 de outubro de 2005 (pdf)
Transferência para SMC: Decreto nº 48.166, de 2 de março de 2007 (pdf)

 

logo SMB

Camila Cerqueira Cesar