Prefeitura de São Paulo entrega 171 novas viaturas à Guarda Civil Metropolitana

Os novos veículos serão empregados em todas as Unidades Especiais e Comandos Operacionais, para reforçar as ações preventivas na Cidade

 

A Prefeitura da Cidade de São Paulo, por intermédio da Secretaria Municipal de Segurança Urbana, realizou na manhã desta quarta-feira (25), a entrega de 171 novas viaturas para a Guarda Civil Metropolitana, em evento com a presença do Prefeito Bruno Covas e do Secretário Municipal de Segurança Urbana, José Roberto Rodrigues de Oliveira, no Pólo Cultural e Esportivo Grande Otelo, Sambódromo do Anhembi.

 

Integrantes de um contrato de locação firmado em maio deste ano, os veículos adquiridos pela Administração Municipal foram fabricados com estrutura diversificada e modelos personalizados para o atendimento de ocorrências específicas. O atual contrato também assegura os custos mensais de manutenção, revisão e equipamentos, às empresas contratadas, impondo-lhes a execução dos serviços em apenas 24 horas.

As viaturas foram distribuídas nos 05 Comandos Operacionais e entre as Unidades Especiais, sendo a Inspetoria do Canil, com 02 Amarok da Volkswagen e 01 Renault Duster 1.6, com compartimento para o transporte de cães de grande porte, revestido com isolante térmico, para o controle de temperatura do ambiente em tela. As unidades estarão incumbidas de prestar apoio à Polícia Civil, para operações com a finalidade de localizar entorpecentes; no policiamento preventivo em locais com grande aglomeração de pessoas, e no apoio ao programa Redenção.

Para a Inspetoria de Operações Especiais (IOPE), 16 veículos, sendo 04 Renault Duster Expression, 1.6. SCE e 12 Traiblazer, LT 2.8, General Motors, que possuem estrutura diferenciada para comportar o porte físico dos integrantes da equipe, e compartimentos internos para o transporte de equipamentos, dentre eles escudos balísticos, espingardas calibre 12 e granadas de dispersão. As viaturas serão empregadas com foco em ações conjuntas com órgãos de segurança do estado, e no apoio aos serviços de zeladoria na região da Nova Luz.

Também foram designadas 06 viaturas para a Inspetoria de Defesa da Mulher e Ações Sociais. Foram selecionadas 02 Renault Duster Expression 1.6; 02 Chevrolet Spin 1.8, e 02 Fiat Mobi Like 1.0, que durante o dia realizarão as rondas e o acompanhamentos às vítimas de violência doméstica que estão sob medidas protetivas da justiça e, durante a noite, estarão em circulação pelas Delegacias da Mulher, em toda a Capital.

Estiveram presentes na solenidade, o Secretário Adjunto de Segurança Urbana, Celso Aparecido Monari; o Chefe de Gabinete da SMSU, Reynaldo Priell Neto; a Comandante Geral da GCM, Inspetora Superintendente Elza Paulina de Souza; o Subcomandante da GCM, Inspetor Superintendente Marcos Valério Pereira Ferreira; o Corregedor Geral da GCM, Vicente Nicola Novellino; o Coordenador Municipal de Defesa Civil, Rogério Vieira Peixoto; o Coordenador da Juntas de Serviço Militar, Wellington Pereira de Souza; os Vereadores João Jorge e Sandra Tadeu; o antigo Vereador Inspetor Amauri; o Subprefeito de Pirituba-Jaraguá, Edson Brasil; o GCM Classe Especial Joselito de Souza Lima, representando o Vereador Eduardo Tuma, Presidente da Câmara Municipal de São Paulo; coordenadores e diretores dos setores da SMSU; Comandantes Superintendentes, Comandantes Operacionais, Inspetores, Graduados e Guardas Civis Metropolitanos.