Barra de Impressão

Secretaria Municipal de Segurana Urbana


Início - Secretarias - Segurana Urbana / Guarda Civil


Apresentao GCM

A missão da Guarda Civil Metropolitana é a proteção de bens, serviços e instalações municipais, conforme previsto no Art. 144 da Constituição Federal.

A corporação atua em toda a capital paulista e tem como principais atividades os seguintes programas: ‘Proteção Escolar’, ‘Controle do Público’, ‘Proteção Ambiental’, ‘Proteção aos Agentes Públicos’, ‘Proteção ao Patrimônio Público’ e ‘Proteção às pessoas em situação de risco’.

A GCM também está presente em operações e programas do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), em conjunto com outros órgãos e entidades dos poderes Executivo Municipal, Estadual e da União, que atuam e contribuem na área da Segurança Pública e Urbana.

A corporação tem como principal órgão gerenciador de sua política de ensino, o Centro de Formação em Segurança Urbana (CFSU), responsável pela capacitação e aperfeiçoamento dos servidores da GCM.

O CFSU propõe soluções frente às novas atribuições exigidas para o trabalho de GCM e reforça os conhecimentos adquiridos ao longo da carreira dos agentes.

Dessa forma, os servidores saem da sala de aula com condições ideais a sua nova missão constitucional, ou seja, uma atuação mais eficaz, preventiva e próxima da comunidade paulistana, além de estar integrada com os órgãos de Segurança Pública, nas esferas federal e estadual.

A Guarda Civil Metropolitana também conta com uma Corregedoria Geral independente: um espaço democrático, aberto à população e que tem as atividades pautadas na justiça e no respeito aos princípios básicos que regem a corporação.

 

 


 

 


  • Copyright
  • SAC