Grupo Executivo Municipal que trata do crack realiza reunião

Participaram organismos municipais, estaduais e federais.

Ocorreu dia 21/12, no Edifício Matarazzo (Gabinete do Prefeito), a primeira reunião de trabalho do Grupo Executivo Municipal (GEM). Criado em 30 de novembro desse ano, por meio da Portaria nº 472, do Gabinete de Gestão Integrada, ele tem como objetivo planejar, implementar, monitorar e divulgar as ações relacionadas ao programa “Crack, é possível vencer”, do Governo Federal.

O GEM também absorve os trabalhos que já vem sendo desenvolvidos pelo Gabinete de Gestão Integrada Municipal, que trata de pessoas em situação de rua e usuários de drogas.

O grupo é formado por membros das Secretarias Municipais de Segurança Urbana, Participação e Parceria, Saúde, Assistência e Desenvolvimento Social, Educação, Direitos Humanos, da Secretaria Estadual de Saúde, da Guarda Civil Metropolitana e das Polícias Civil e Militar.

No encontro, foi destacada a assinatura do Termo de Adesão entre as esferas Municipal, Estadual e Federal, no âmbito do programa “Crack, é possível vencer”. Ele atua em três linhas: Prevenção (Educação, Informação e Capacitação); Autoridade (Enfrentamento ao tráfico de drogas e às organizações criminosas) e Cuidado (Aumento da oferta de tratamento de saúde e atenção aos usuários). Sendo que, até agora, mais de 170 mil profissionais já foram capacitados pela ação, que envolve os ministérios da Justiça, Saúde, Desenvolvimento Social e Educação, entre outros.

A representante do Ministério de Desenvolvimento Social, Ana Lúcia Spiassi, elogiou o trabalho desenvolvido na cidade. “O trabalho em São Paulo é bastante consolidado, principalmente por ir até o cidadão na rua e oferecer ajuda”, afirmou. Segundo dados da Secretaria Municipal de Participação e Parceria, mais de 75% dos usuários de droga inseridos nas moradias assistidas já estão trabalhando.

Ainda foram discutidos assuntos como acompanhamento dos dependentes químicos, identificação dos sinais de abstinência dos usuários em tratamento e reinserção social. Para que esse trabalho funcione bem, os participantes da reunião ressaltaram a importância do entrosamento intersecretarial. “É preciso saber o que cada secretaria está fazendo para planejar e dar sequência as atividades que já existem. São Paulo também deve ter uma política integrada com os municípios vizinhos”, lembrou o representante da Secretaria Estadual de Justiça e Defesa da Cidadania, Luiz Alberto Chaves de Oliveira.

Dados do Governo Federal mostram que o Brasil já possui 308 consultórios de Ruas, 430 Unidades de Acolhimento de Adultos e 188 para crianças e adolescentes.

No encontro também já foi acordada a próxima data de reunião, em 14 de janeiro de 2013.

O programa

O programa “Crack, é possível vencer” foi lançado em dezembro de 2011, e já está presente em 14 unidades da Federação, entre elas: Alagoas, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Acre, Santa Catarina, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Piauí, Paraná, Ceará, Distrito Federal e São Paulo.

Com um investimento de R$ 4 bilhões em recursos federais até 2014, com ações articuladas entre governo federal, estado, municípios e sociedade civil, o programa consiste numa ampliação e inovação do “Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack”.

Texto: Mônica Casanova