Formatura de novos GCMs

Efetivo contribuirá para reforçar a segurança na cidade.

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana realizou a formatura da 62º turma de agentes da Guarda Civil Metropolitana. São 267 novos guardas, sendo 182 masculinos e 85 femininos que integrarão a corporação e, incialmente, serão direcionados para atender a região central de São Paulo. A cerimônia ocorreu na AFSU (Academia de Formação em Segurança Urbana).

A equipe concluiu as etapas de preparação teóricas e práticas para estarem aptos às atividades operacionais. A formação é dividida em quatro etapas, a primeira visa transmitir conhecimentos técnicos e científicos para a preservação da vida humana e a segurança dos cidadãos, a segunda é a capacitação física com equipamentos de defesa pessoal e treinamento de utilização de arma de fogo. A terceira etapa, os alunos aprendem os principais tipos de crimes e a maneira de agir perante essas situações, e a última promove a capacitação para atividades operacionais.

Após a convocação, os alunos passaram por um período de preparação durante seis meses na AFSU. O curso na íntegra visa qualificar o Guarda Civil 3º Classe, a prestação de serviços públicos à população, tornando-o consciente para realizar o exercício de suas funções de forma coerente com os direitos humanos, os princípios básicos de utilização de força e sempre priorizando a resolução de conflitos.

Atualmente, a GCM conta com mais de 6 mil servidores atuando na segurança de São Paulo.